Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital das Clínicas da UFMG é premiado por prática ambiental

Reconhecimento

Hospital das Clínicas da UFMG é premiado por prática ambiental

Instituição foi contemplada no desafio “Resíduos” do 11º Seminário Hospitais Saudáveis

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi premiado no 11º Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), iniciativa do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) que aconteceu entre nos dias 5 e 6 de dezembro em São Paulo. A instituição foi contemplada no desafio “Resíduos” pelas diversas ações com resultados positivos realizadas nos últimos anos, dentre elas a redução de cerca de 35 toneladas de resíduos biológicos, a racionalização do desperdício e a ampliação do processo de reciclagem.

O evento, que acontece anualmente, promove o debate de experiências, problemas e soluções, com forte conotação técnica operacional, além da ênfase no respeito pelo meio ambiente e a segurança do trabalhador. Cerca de 108 hospitais participaram da edição deste ano, envolvendo profissionais de diversas áreas de assistência à saúde, como controle de infecção hospitalar, gestão ambiental e consultoria, arquitetura e engenharia hospitalar, farmacêuticos, dentistas, biólogos, fornecedores de serviços hospitalares, como higiene e tratamento de RSS, além de professores e pesquisadores de diversas áreas.

“Esse prêmio demonstra a preocupação do HC com a saúde pública, ao reduzir continuamente seus impactos ambientais com a gestão dos resíduos de risco”, afirmou a chefe da Unidade de Resíduos, Elci de Souza Santos. Além de representar o hospital no evento, ela integrou o Comitê Permanente do Fórum de Vigilância Sanitária de Resíduos de Serviços de Saúde no V Fórum de Vigilância Sanitária de Resíduos de Serviços de Saúde, realizado durante o evento.

O PHS

O HC-UFMG é o primeiro hospital de Belo Horizonte a aderir ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). Ele foi aceito no seleto grupo por ser exemplo de instituição que desenvolve ações que visam à melhoria contínua das práticas ambientais e de saúde pública.