Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Emoção marca o fim de ano solidário no Hospital das Clínicas da UFMG

Natal

Emoção marca o fim de ano solidário no Hospital das Clínicas da UFMG

Mais de 400 pessoas de seis instituições receberam atendimento de saúde e presentes

Mais de 300 crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social e 100 idosos frágeis ganharam, neste Natal, a atenção e o carinho dos trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFMG, hospital universitário administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Essa onda de solidariedade, que movimenta a instituição há dez ano, por meio da campanha Natal Solidário HC, neste ano teve um apoio de peso: a campanha Ebserh Solidária. Juntas, as duas ações possibilitaram levar atendimento de saúde e doação de presentes para seis instituições de Belo Horizonte.

Desde a última segunda-feira (17), uma turma de voluntários com o espírito natalino e solidário nas alturas percorreu todas essas instituições. Além de presentes, doados pelos trabalhadores do hospital, que adotaram as 400 cartinhas com pedidos personalizados para o Papai Noel, eles distribuíram também carinho, sorrisos e amor.

Na última quinta-feira (20), além de presentes, cerca de 70 idosos e 20 adolescentes receberam também atendimento de saúde. Médicos, profissionais assistenciais e residentes realização ações educativas, consultas e exames para identificar doenças. A iniciativa faz parte da 3º edição da campanha Ebserh Solidária, que aconteceu em 36 hospitais universitários da Rede Ebserh em todo o Brasil e envolvem, só no HC-UFMG, aproximadamente 40 profissionais da área médica e assistencial.

“Não basta a gente presentear, a gente está dando para as pessoas o que a gente sabe fazer de melhor. As nossas equipes multidisciplinares estão indo a essas instituições implementando ações de saúde voltadas para a educação e o autocuidado, a prevenção de doenças o fomento a estilos de vida saudável”, disse a superintendente do HC-UFMG, professora Andréa Maria Silveira, durante a ação.

Balanço

A adesão às campanhas Natal Solidário HC e Ebserh Solidária de 2018 foi recorde. Em menos de duas semanas após o seu início, todas as 400 cartinhas com pedidos para o Papai Noel de crianças e idosos de seis instituições de Belo Horizonte foram adotadas pelos trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFMG. Por isso mesmo, a Unidade de Comunicação ampliou a campanha, adotando mais uma instituição: o Instituto de Geriatria Afonso Pena. Fraldas e kits de higiene também foram arrecadados.

As instituições beneficiadas foram Creche Vovó Guiomar (96 crianças de 0 a 5 anos), Centro POP Miguilim (40 crianças e adolescentes), Casa do Ancião Chichico Azevedo (76 idosos), Creche Imaculada (156 crianças de 0 a 5 anos), Lar dos Idosos Santo Antônio de Pádua (37 idosos) e Instituto de Geriatria Afonso Pena (40 idosos).

Ebserh Solidária

Juntamente com a campanha Natal Solidário HC, o Hospital das Clínicas da UFMG vai oferecer serviços de saúde para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social a duas instituições, por meio da ação Ebserh Solidária, que acontecerá no dia 20 de dezembro nos 40 hospitais da rede espalhados pelo Brasil.