Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital das Clínicas da UFMG forma novos médicos especialistas

Residência

Hospital das Clínicas da UFMG forma novos médicos especialistas

Instituição possui atualmente 71 programas credenciados pelo MEC

Na noite da última quarta-feira (20), a sociedade ganhou 218 novos médicos especialistas formados pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Após anos de treinamento na instituição em regime de dedicação exclusiva e sob orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, eles receberam a declaração de conclusão do curso durante solenidade que aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. 

Além dos formandos, participaram da cerimônia familiares, preceptores e professores. A superintendente do HC-UFMG, professora Andréa Maria Silveira, destacou a excelência do ensino prestado pela instituição há 50 anos. “Hoje, nós temos médicos especialistas que levam, com muita competência e compromisso, o nome do HC para o Brasil inteiro. Isso nos orgulha muito. Ver esse auditório cheio testemunha o sucesso do nosso programa e o orgulho dos médicos em passar pela nossa instituição”, disse ela.

A residente de Clínica Médica, Daniela Souza Braga, atual presidente da Associação dos Médicos Residentes do Hospital das Clínicas, disse que o sentimento é de felicidade em saber que poderá contribuir muito mais para a sociedade a partir de agora. “Daqui para frente, somos médicos muito melhores”, enfatizou.

O Hospital das Clínicas da UFMG possui atualmente 71 programas de residência médica credenciados pelo MEC. Todos eles obedecem à legislação vigente e resoluções do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM). Os programas têm duração mínima de dois anos e máxima de seis anos, dependendo da especialidade.

Selo comemorativo

Na oportunidade, foi lançado pelos Correios o selo comemorativo da Residência em Medicina de Emergência do HC-UFMG. A instituição é primeira em Minas Gerais a oferecer o curso, que tem duração de 3 anos e engloba as principais situações encontradas nos prontos-socorros, tais como urgência e emergências clínicas, cirúrgicas, trauma e atendimento móvel de urgência.

A primeira obliteração do selo foi realizada pela superintendente do hospital, professora Andréa Maria Silveira. A imagem do selo é uma foto da árvore de jatobá localizada na porta da Faculdade de Medicina da UFMG. A estrela na base é a “estrela da vida” e é reconhecida como o símbolo da Medicina de Emergência. As cores verde e laranja representam, respectivamente, a medicina e a enfermagem que dá suporte a atuação do emergencista. O coordenador da Residência em Medicina de Emergência é o professor Marcus Vinícius Melo de Andrade.

Imagens: