Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital das Clínicas integra projeto que busca qualificar a segurança dos pacientes e reduzir as infecções hospitalares

Assistência

Hospital das Clínicas integra projeto que busca qualificar a segurança dos pacientes e reduzir as infecções hospitalares

Instituição faz parte do “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”

As terapias intensivas adulto do Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reduziram em 44% os óbitos associados a infecções relacionadas à assistência à saúde e em 22% os pacientes com algum tipo de infecção. Além disso, houve redução de 30% no número de infecções da corrente sanguínea associadas a cateter venoso central.

Os números são resultados do projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e seis hospitais filantrópicos: Sírio-Libanês (SP), Israelita Albert Einstein (SP), Alemão Oswaldo Cruz (SP), Hospital do Coração (SP), Moinhos de Vento (RS) e mais 120 hospitais do Sistema Único de Saúde, incluindo o HC-UFMG.

A iniciativa tem como objetivo qualificar a segurança dos pacientes, reduzindo em 50% infecções relacionadas à assistência à saúde. Pretende-se evitar cerca de 8.500 eventos adversos seguidos de morte por ano nas UTI's brasileiras participantes e reduzir R$ 1,2 bilhão de gastos relacionados ao aumento do tempo de permanência do paciente nos leitos e a utilização de insumos. Estima-se que, no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações hospitalares. A maior parte é provocada por micro-organismos presentes no próprio paciente ou no meio ambiente e que se aproveitam quando o sistema de defesa está mais frágil. As infecções relacionadas à assistência à saúde são prevalentes, graves e evitáveis.

Todos os hospitais participantes deverão seguir os protocolos e pacotes de mudanças propostos no projeto, além de adotar uma metodologia para mensurar os resultados obtidos. As intervenções propostas visam reduzir pela metade a densidade de incidência das infecções de corrente sanguínea associadas ao uso de cateter venoso central; de pneumonias associadas à ventilação mecânica e de infecções do trato urinário relacionadas ao uso de cateter vesical de demora.

Dentre as mudanças em teste e implementadas no Hospital das Clínicas da UFMG, destaca-se a revisão de protocolos relacionados ao controle de infecções, corrida multiprofissional estruturada (check-list), implantação dos check-list de inserção e manutenção de cateter venoso central, cateter vesical de demora e pneumonia associada a ventilação mecânica, implantação da visita estendida, divulgação dos indicadores de segurança do paciente e adequação e melhoria dos equipamentos.

A participação dos profissionais é um elemento chave para o alcance e sustentação das melhorias e, para tanto, a equipe do projeto é composta por profissionais de diferentes áreas, como: Terapias Intensivas Adulto (UCO, CTI-A e UTI- PS), Multiprofissional, Divisão de Enfermagem, Comissão de Controle e Infecção Hospitalar, Diretoria e Unidade de Gestão da Qualidade e do Risco, dentro outros. Tais profissionais recebem treinamentos contínuos presenciais e virtuais, onde são compartilhados dúvidas e aprendizados.