Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Serviço de Endocrinologia celebra 40 anos de atividades

Reconhecimento

Serviço de Endocrinologia celebra 40 anos de atividades

Atualmente, profissionais de diferentes áreas compõem a equipe, que possui cinco médicos, oito professores, três enfermeiros e técnicos de enfermagem

Considerado um dos maiores centros de atendimento em endocrinologia de Minas Gerais, o Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebra, em 2019, 40 anos de atividades ininterruptas. Ao longo dessas quatro décadas, milhares de pessoas já passaram pelo local, que é referência no atendimento de mulheres gestantes com problemas endócrinos.

Os primeiros atendimentos aconteceram no final da década de 1950, mas foi só em 1979 que o serviço foi instituído no HC-UFMG pelo médico Leonardo Maurício Diniz, hoje professor adjunto aposentado da Faculdade de Medicina da UFMG. A instituição foi pioneira em educação para o autocuidado de pacientes diabéticos, desenvolveu um bem-sucedido programa de prevenção do “pé diabético” e atua com uma equipe multidisciplinar. “Hoje estamos em sintonia com uma boa parte da prática endocrinológica de alta qualidade, por isso acredito que vamos caminhar bem nos próximos 40 anos. Nossas atividades, assim como as demais do HC-UFMG, são voltadas inteiramente ao atendimento de pacientes do SUS em Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais, além de estados vizinhos como Espírito Santo e Bahia”, afirmou.

Entre as condições mais frequentes atendidas estão o diabetes e os problemas da tireoide (devido a fatores geográficos). “Há uma distância considerável dessas duas condições, temos pacientes com problemas nas suprarrenais, hipófise, doenças endócrinas ovarianas, nas glândulas paratireoides e nos testículos”, contou o médico. Para abarcar a ampla variedade de condições atendidas, o SEEM conta com importantes subdivisões, como o Ambulatório de Referência de Gestantes e a Divisão de Endocrinologia Pediátrica. 

Atualmente, profissionais de diferentes áreas compõem a equipe, que possui cinco médicos, oito professores, três enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, o serviço é campo para alunos de graduação, por meio de disciplina optativa do 9º período, e residência médica de dois anos reconhecida nacionalmente e credenciada pelo MEC. São três vagas por ano. “Desenvolvemos atividades junto aos estudantes de graduação do curso de Medicina, além de sermos referência de estágio para profissionais de saúde de outras áreas e instituições”, contou Leonardo Maurício Diniz.

Breve histórico

Em virtude da Reforma Universitária instituída em 1968, período da Ditadura Militar, foi determinado o fim do sistema de Cátedras. Dessa maneira, as especialidades clínicas do hospital, incluindo a endocrinologia, foram transferidas para o Departamento de Clínica Médica (CLM). Importante ressaltar que, nos anos 1950, o serviço de endocrinologia já existia no HC-UFMG, mas ainda era bastante modesto em relação às atividades atuais. Na época, ele era atribuído às Cátedras de Terapêutica Clínica Médica e Clínica Médica. Assim, tempos depois, o SEEM conseguiu resgatar a atuação dessa especialidade, que cresce em qualidade e reconhecimento até hoje.

Informações:  Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFMG

                        Ambulatório Borges da Costa - 1º andar

                        (31) 3409 9552 - endocrino@hc.ufmg.br