Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Simpósio de Cirurgia Robótica vai discutir desafios da medicina no Brasil

Inscrições abertas

Simpósio de Cirurgia Robótica vai discutir desafios da medicina no Brasil

O evento dispõe de 200 vagas e 36 vagas hands on em simuladores

No dia 11 de maio, acontecerá, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, o 1° Simpósio de Cirurgia Robótica do HC-UFMG. As cirurgias robóticas são consideradas o futuro da medicina, se tratando de um procedimento cirúrgico onde o médico manipula um robô, que faz as incisões e ressecções por meio de um console joystick. O evento dispõe de 200 vagas e 36 vagas hands on em simuladores.

O simpósio ocorrerá das 7h55 às 15h30 e sua programação conta com palestras, discussões, café e prosa, debates e simulação de cirurgia. Algumas das palestras apresentadas serão: “Cirurgia robótica em hospital público: desafios para manter o programa”, ministrada pela médica Alessandra de Sá Earp Siqueira, do INCA-RJ, e “Futuro da cirurgia robótica”, com Fabrício Campolina, da Ethicon.

Entre as vantagens da robótica destacam-se a atuação mais precisa e segura do cirurgião, com melhores resultados devido às imagens full HD em 3D, fundamentais para dar dimensão de profundidade; desempenho do movimento, chegando a até 360° de rotação, alcançando estruturas que nenhuma outra modalidade cirúrgica oferece, dentre outras. Já para o paciente, o procedimento oferece menor risco de infecção, reduz perda de sangue e o tempo de cirurgia, o que proporciona uma recuperação mais rápida.

Segundo o médico coloproctologista e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Rodrigo Gomes, trata-se de um evento que visa dar um panomara atual da utilização da robótica em cirurgias do tórax, do aparelho digestivo alta, em coloproctologia e urologia. "A cirurgia robótica é uma tecnologia que está chegando ao Brasil e já é realidade em alguns hospitais privados. Queremos trazer essa discussão para os hospitais públicos e comunidade acadêmica", afirmou. As inscrições são realizadas pelo e-mail simposioroboticahcufmg@gmail e mais informações podem ser obtida no telefone (31) 9187-5411.

Redação: Luna Normand (jornalista - Unidade de Comunicação do HC-UFMG)