Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Combate ao assédio moral é tema de encontro

Conscientização

Combate ao assédio moral é tema de encontro

O objetivo é conscientizar as chefias e os trabalhadores do hospital, a fim prevenir e coibir a prática do assédio moral no ambiente de trabalho

Nos dias 13 e 14 de maio, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh receberá o projeto "Assédio Moral: Conscientizar é Preciso!", desenvolvido pelo Serviço de Relações de Trabalho da Diretoria de Gestão de Pessoas da Ebserh Sede. Podem participar todos os trabalhadores do HC-UFMG/Ebserh. Haverá emissão de certificado.

“O objetivo é conscientizar as chefias e os trabalhadores do hospital, a fim prevenir e coibir a prática do assédio moral no ambiente de trabalho”, afirma Eliane Maria Magalhães, chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas. No primeiro dia do evento, será ministrada a palestra “Sobre limites e pontes: como gerenciar relacionamentos e evitar o assédio moral no trabalho”, direcionada para todos os trabalhadores. Ela acontecerá no auditório do CAD em três oportunidades: às 9h, às 14h e às 19h30.

Já no segundo dia, às 9h, é a vez dos gestores do HC-UFMG se conscientizarem sobre a temática durante a palestra “Gestão sem ansiedade: como evitar o assédio moral no trabalho”, que acontecerá no auditório do 3º andar. Os dois encontros serão conduzidos por Kátia Lima, psicóloga servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e especialista em gestão de pessoas e psicologia cognitivo comportamental.

Também no dia 14, das 14h à 17h30, haverá a atividade Escuta Qualificada, aberta a todos os trabalhadores, com psicólogas do HC-UFMG. O intuito desse momento é acolher opiniões e depoimentos a respeito da ocorrência do assédio moral no ambiente de trabalho, por meio da escuta profissional e empática.

O que é assédio moral e como combater

O assédio moral no trabalho consiste na exposição dos trabalhadores a situações humilhantes, constrangedoras e repetitivas durante o exercício de suas funções. Situações como criticar constantemente, sobrecarregar a pessoa, passar tarefas humilhantes ou impossíveis de se fazer e falar aos gritos são algumas atitudes que podem configurar essa forma de violência.

O primeiro passo para a criação de um ambiente de trabalho digno e respeitoso parte da conscientização dos trabalhadores sobre a seriedade do problema, que pode afetar gravemente a saúde das vítimas. Para isso, os trabalhadores devem ser encorajados a não se silenciarem diante desses casos. Também é de grande importância prestar as devidas orientações às vítimas sobre as formas de obter ajuda e os canais de denúncia.

Redação: Gabriela Fernandes (estagiária, com supervisão de Luna Normand, jornalista da Unidade de Comunicação do HC-UFMG)