Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Atividades da Semana da Enfermagem do Campus Saúde acontecem até a próxima quinta (16)

Conhecimento

Atividades da Semana da Enfermagem do Campus Saúde acontecem até a próxima quinta (16)

Tema central do evento neste ano é edição é “Os desafios da enfermagem para a prática com equidade”

A abertura solene da 29ª Semana da Enfermagem do Campus Saúde da UFMG, promovida pelo Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, em parceria com a Escola de Enfermagem, aconteceu na última terça (14), no Centro de Apoio Didático do HC. O tema central do evento neste ano é edição é  “Os desafios da enfermagem para a prática com equidade”.

A mesa de abertura foi composta pela superintendente do Hospital das Clínicas, professora Andrea Maria Silveira, que disse que o evento é uma oportunidade de reiterar a admiração e respeito do Colegiado Executivo do hospital pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares que atuam no hospital e representam o maior corpo de funcionários da instituição. "Datas comemorativas cumprem várias funções, entre elas a de comemorar com os pares e também a de fazer uma reflexão sobre nossas práticas. A gente vê que a programação da Semana de Enfermagem cumpre esses momentos", afirmou. Também estiveram presentes a diretora da Escola de Enfermagem,  professora Sônia Maria Soares; a coordenadora do evento e enfermeira do HC-UFMG, Taís Oliveira Gomes, e a chefe da Divisão de Enfermagem, Paula Cristina Barcelos Vasconcelos. 

A conferência de abertura abordou a temática da Semana da Enfermagem, “Os desafios da enfermagem para a prática com equidade”, e foi ministrada pela professora do Departamento de Enfermagem Aplicada, Márcia dos Santos Pereira. De acordo com ela, antes de discutir os desafios para a prática, é necessário entender o que é equidade de fato. “As pessoas às vezes confundem igualdade e equidade. É importante saber que igualdade é tratar e pensar todos como iguais perante a lei, ou seja as pessoas tem os mesmos direitos e liberdades civis, já a equidade leva em consideração que as pessoas são diferentes, têm necessidades diversas, ela é mais inclusiva porque rompe com os preconceitos e com os estigmas”, defendeu.

No tratamento em saúde, Márcia ressaltou que a equidade é fundamental. “Se o SUS oferecesse exatamente o mesmo atendimento para todas as pessoas, da mesma maneira, em todos os lugares, estaria provavelmente oferecendo coisas desnecessárias para alguns, deixando de atender às necessidades de outros, mantendo as desigualdades”, disse.

A programação da Semana de Enfermagem do Campus Saúde 2019 vai até amanhã (16). Dentre as atividades, acontecerão mesas-redondas, minicursos e conferências.

(Com Escola de Enfermagem).