Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Missa vai homenagear o trabalho de décadas das Filhas da Caridade

Celebração

Missa vai homenagear o trabalho de décadas das Filhas da Caridade

Dentre as atribuições dessas senhoras, além do trabalho de enfermagem, destacava-se o Serviço Social e o trabalho de conforto espiritual

Na década de 1920, um grupo de senhoras reunidas numa entidade de cunho filantrópico, chamada “Filhas da Caridade”, iniciou o trabalho de levar o cuidado, a dedicação ao próximo e uma carinhosa assistência aos pacientes internados no Hospital São Vicente de Paulo, atual Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh. Na época instituição, fundada pela Congregação São Vicente de Paulo, havia acabo de ser doada à Escola de Medicina, atual Faculdade de Medicina da UFMG. Dentre as atribuições dessas senhoras, além do trabalho de enfermagem, destacava-se o Serviço Social e o trabalho de conforto espiritual, celebração diária da eucarística na capela e estudos bíblicos no hospital, que se mantêm até hoje, por meio das irmãs vicentinas, voluntárias da Pastoral da Saúde de São Vicente de Paulo.

Em reconhecimento a todo esse trabalho desenvolvido na área administrativa e de enfermagem do hospital, uma missa especial será celebrada, no próximo dia 5 de junho, às 10h30, na Capela (7º Andar – Ala Oeste), para homenagear essas mulheres que se dedicaram a cuidar, durante décadas, dos pacientes do HC-UFMG. O encontro é aberto a toda a comunidade.

Irmã Zélia, única irmã voluntária da Pastoral em atividade no hospital, estará presente. A partir de agora, ela irá prestar os seus serviços no HC-UFMG de forma esporádica, por conta da idade avançada. “As outras irmãs estão muito idosas e não conseguem mais vir, mas eu ainda vou aos leitos quando os pacientes me chamam, escuto as suas histórias, dou a minha assistência, pois essa escuta é muito importante”, disse ela em entrevista para o catálogo “90 anos de Cuidado e Celebração da Vida”,  em agosto do ano passado.