Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Em clima de Copa, HC-UFMG promove desfile de batas de times de futebol com pacientes da Pediatria

HUMANIZAÇÃO

Em clima de Copa, HC-UFMG promove desfile de batas de times de futebol com pacientes da Pediatria

As batas personalizadas poderão substituir o enxoval utilizado no dia-a-dia nas enfermarias

O time mirim formado por pacientes em tratamento na Unidade de Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entrou em campo hoje, quarta-feira (12), para um desfile especial. Crianças e adolescentes internados na Unidade de Pediatria desfilaram com camisas de times de futebol oficiais, que foram transformadas em batas customizadas para o ambiente hospitalar.  “O objetivo da ação é proporcionar um momento lúdico para os pacientes e também fazer com que se sintam mais confiantes e corajosos para enfrentar o tratamento no período de internação”, ressalta a Andréa Silveira, superintendente do HC-UFMG. 

As camisas foram doadas pelo Instituto Palestra Itália e passarão a fazer parte do enxoval hospitalar das crianças, que poderão escolher diariamente um time diferente. Já realizada em outros países, a ação contribui para redução do estresse e faz com que os pequenos percebam a experiência hospitalar como algo menos estressante, auxiliando na recuperação.  

“Só de ver a Maria Luiza feliz eu fico muito feliz, distrai a cabeça dela, toda vez que tem uma coisa diferente no hospital, ela adora. Ela estava mais fechada, depois dessa ação fez até novos amigos” ressalta Carla Dias Reis, mãe da paciente Maria Luiza.

Com os nomes dos ídolos grafados nelas, as batas personalizadas poderão substituir o enxoval utilizado no dia-a-dia nas enfermarias. A instituição recebeu a doação de aproximadamente 77 camisetas, de times consagrados do futebol brasileiro e internacional, como o Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio, Flamengo, São Paulo, Fenerbahce, San Lorenzo, dentre outros.

A Unidade Pediatria do HC-UFMG é composta pela Unidade de Internação Conjunta, com 52 leitos, e pelo CTI Pediátrico, com 10 leitos.  A faixa etária dos pacientes é de 0 a 17 anos e todos são acompanhados por um de seus pais ou responsável.  Referência em Minas Gerais, a assistência prestada na Unidade abrange doenças de alta complexidade (leucemias, insuficiência renal crônica, fibrose cística, cardiopatias, etc.,) muitas delas raras que demandam um longo período de hospitalização e constantes reinternações.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital de Clínicas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.