Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Serviço de Glaucoma do Hospital das Clínicas completa 60 anos

Comemoração

Serviço de Glaucoma do Hospital das Clínicas completa 60 anos

Fundado em 1959, o Serviço atende, atualmente, cerca de 4.500 pacientes por mês

Na última segunda-feira (1º), o Serviço de Glaucoma do Hospital São Geraldo, um dos anexos do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, completou 60 anos de atividades. Fundado em 1959 com o objetivo de atender a grande demanda por tratamento de glaucoma e os casos de alta complexidade relacionados à doença ocular, o Serviço atende, atualmente, cerca de 4.500 pacientes por mês, desde o atendimento clínico até a realização de cirurgias em pessoas de todas as faixas etárias.

Em seis décadas de atuação, muita coisa mudou. E para melhor. Com o avanço da tecnologia ao longo dos anos, surgiram na área da oftalmologia novas formas de tratamento para o glaucoma, como cirurgias a laser e colírios específicos para cada tipo de disfunção, que maximizaram a recuperação dos pacientes atendidos no Serviço de Glaucoma do HC. Atualmente, a equipe conta com cerca de cinco profissionais permanentes e cinco rotativos.

Além de tudo isso, o Serviço também é responsável por uma grande produção científica e pesquisas na área da oftalmologia. Cerca de 40 teses de doutorados já foram orientadas. “Apesar dos problemas que toda instituição de saúde pública possui, o Serviço de Glaucoma é referência em Minas Gerais. Por isso mesmo, recebe profissionais de todo o país em sua equipe em busca de conhecimento e capacitação”, afirmou o chefe do Serviço, Sebastião Cronemberger Sobrinho.

Glaucoma

O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não tratada adequadamente, a doença pode levar à cegueira.

De modo geral, ela aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, resultando em cerca de um milhão de pessoas com o problema.

Redação: Vivian Mota (estagiária) com supervisão de Luna Normand (Jornalista - HC-UFMG)

Imagens: