Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC testa nova metodologia para programas de residência em oficina

Ensino

HC testa nova metodologia para programas de residência em oficina

Nesta primeira edição, 25 supervisores participaram das atividades

A Comissão de Residência Médica do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh apresentou aos coordenadores dos programas de residência médica da instituição, no último sábado (6), uma nova metodologia de avaliação de aprendizagem durante oficina do Programa de Desenvolvimento de Supervisores, realizada no Centro de Apoio Didático. Trata-se da metodologia das EPAs - Entrustable Professional Activity (Atividades Profissionais Confiáveis, em tradução livre). Nesta primeira edição, 25 supervisores participaram das atividades. “O objetivo dessa e das futuras oficinas é que os supervisores desenvolvam os currículos das residências com base nas EPAs”, conta o médico Marcos Vinícius Melo de Andrade, coordenador do Serviço de Medicina de Emergência e da Unidade de Atenção à Urgência e Emergência do HC-UFMG/Ebserh.

As Atividades Profissionais Confiáveis (EPAs) consistem em uma nova forma de avaliação do aprendizado e desempenho dos residentes baseada nas práticas clínicas realizada no dia-a-dia hospitalar. A ideia é que cada especialidade tenha suas próprias EPAs e que o processo de avaliação se divida em três etapas. Na terapia intensiva, por exemplo, o residente pode ser avaliado de acordo com sua capacidade de análise e tomada das decisões corretas para estabilizar um paciente em uma situação de urgência. A partir do seu desempenho, o residente tem a chance de comprovar seu nível de responsabilidade, ganhando mais autonomia nas próximas etapas da avaliação.

Atualmente, os currículos das residências são organizados conforme as competências individuais que o residente deve adquirir ao longo do programa, já impondo tarefas e responsabilidades que devem ser satisfeitas. Contudo, com a adoção da metodologia das EPAs, essas competências podem ser melhor condensadas nas práticas clínicas do dia-a-dia. Além disso, o trabalho de avaliação realizado pelos supervisores tende a se tornar mais eficiente e organizado.

Redação: Gabriela Fernandes (estagiária) com supervisão de Luna Normand (Jornalista - Unidade de Comunicação HC-UFMG)