Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Confira o resultado preliminar para o curso multiplicadores de simulação em saúde

Resultado

Confira o resultado preliminar para o curso multiplicadores de simulação em saúde

Divulgado resultado da segunda e terceira fase do processo; são 25 vagas para profissionais do HC-UFMG

Divulgado resultado da segunda e terceira fase do processo para o curso Multiplicadores de Simulação em Saúde.

Confira.

Acesse também o resultado preliminar da análise da apresentação dos documentos elegíveis para inscrição (etapa eliminatória)  do curso Multiplicadores de Simulação em Saúde (Lista de classificados). 

O início do treinamento está previsto para agosto de 2019 e o término para março de 2020. As inscrições podem ser feitas na Gerência de Ensino e Pesquisa do HC-UFMG. O objetivo é qualificar a atuação em ensino, pesquisa e extensão dos centros de treinamento referenciais por meio de simulação. Poderão concorrer às vagas professores que ministram disciplinas práticas na graduação e programas de residência em saúde, preceptores e gestores ligados aos hospitais da Rede Hospitalar Ebserh.

Com carga horária de 180 horas na modalidade semipresencial, o treinamento será realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola Ebserh Educação Corporativa (3EC) e nos Centros de Simulação Clínica de cada hospital universitário federal ou instituição federal de ensino superior para aplicação das estações práticas.

Para a coordenadora de Formação Profissional da Rede Hospitalar Ebserh, Caroline Valero, a iniciativa reforça o uso de metodologias modernas como boas práticas ao campo de vivência dos residentes e graduandos das áreas de saúde. “A capacitação serve como ponto de partida para a implementação da metodologia da formação em simulação da realidade hospitalar, bem como na formação continuada do profissional da área da saúde. Além disso, é de grande expectativa por parte dos 17 polos da Ebserh que convergem para a construção de uma rede colaborativa de Centros de Simulação em Saúde”, afirmou a coordenadora.

O curso é uma parceria da Rede Hospitalar Ebserh com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e Ministério da Saúde.

Confira o edital.

Retificação. 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.