Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital das Clínicas da UFMG comemora 91 anos

Comemoração

Hospital das Clínicas da UFMG comemora 91 anos

Instituição atende todas as especialidades e subespecialidades oferecidas pelo SUS, com exceção da radioterapia

O Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileiras de Serviços Hospitalares, é um colecionador de números. São 504 leitos ativos atualmente, cerca de 16 mil internações, 300 mil consultas ambulatoriais e 21 mil cirurgias por ano. Nesta quarta-feira (21), a instituição comemora 91 anos de história e de busca constante pela excelência da assistência à saúde, do ensino e da pesquisa.

O hospital atende todas as especialidades e subespecialidades oferecidas pelo SUS, com exceção da radioterapia, constituindo-se como referência em alta complexidade para o estado de Minas Gerais. Atualmente, a instituição preconiza o cuidado centrado no paciente, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o cuidado organizado em torno das necessidades e expectativas das pessoas e comunidades e não sobre as doenças, reconhecendo e respeitando a autonomia do paciente enquanto sujeito na produção do cuidado a sua saúde.

Para que todos os processos funcionem na mais perfeita sintonia, a instituição buscou a construção, ao longo dos anos, de uma gestão contemporânea, participativa e eficiente direcionada para o alcance do seu objetivo principal que é a qualidade e a excelência do atendimento prestado à sociedade e do ensino em saúde. Para isso, o hospital investe em processos mais eficazes e seguros, tais como a gestão do parque tecnológico, a gestão do espaço físico e dos sistemas utilitários, a hotelaria hospitalar, suprimentos, compras e faturamento.

"São 91 anos de muita resiliência e trabalho comprometido e incansável de formação de profissionais de saúde, pesquisa e assistência de qualidade para atender às necessidades da população mineira", afirmou a superintendente do hospital, professora Andrea Maria Silveira.

A instituição se renova a cada ano por meio da oferta de serviços pioneiros em sua área de abrangência, como a recente implantação do pré-natal masculino, a realização da primeira tromboendarterectomia pulmonar em um hospital público de Minas Gerais, o compartilhamento de conhecimento e tecnologia, por meio do Centro de Telessaúde, que firmou recentemente parceria de cooperação com o Peru, e a adoção de práticas seguras e sustentáveis. Além disso, o hospital é o primeiro de Belo Horizonte a aderir à rede Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), que trabalha para melhorar a proteção ao meio ambiente e à saúde da população nos hospitais públicos e privados de todo o país.

Acreditação

Consciente da importância de priorizar a segurança e a qualidade do atendimento ao paciente, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh receberá, entre os dias 21 e 25 de outubro, a visita de avaliadores internacionais da Joint Commission International (JCI). É a primeira instituição pública de saúde de Minas Gerais que busca adequar os seus processos assistenciais e administrativos aos padrões de acreditação da JCI, o mais importante órgão certificador de qualidade de instituições de saúde no mundo. Ser acreditado significa ter as suas ações e os seus processos alinhados às melhores práticas internacionais vigentes.

Redação: Luna Normand (Jornalista HC-UFMG)

 

Imagens: