Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Seminário sobre doação de órgãos integra ações em comemoração ao Setembro Verde

Inscrições abertas

Seminário sobre doação de órgãos integra ações em comemoração ao Setembro Verde

Evento acontecerá no dia 25 de setembro no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG

Em comemoração ao Setembro Verde, mês de conscientização da importância da doação de órgãos, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HC-UFMG realizará, no dia 25 de setembro, o “IV Seminário sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”. O evento acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Prof. Alfredo Balena, 110 – Santa Efigênia), das 13h30 às 18h15, e emissão de certificado. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link¹.

A programação contará com duas palestras e duas mesas redondas com médicos de diversas áreas do HC-UFMG, que buscarão compartilhar conhecimentos sobre a morte encefálica e o processo de doação de órgãos e tecidos. O objetivo do seminário, que é promovido anualmente, é compartilhar conhecimento sobre o assunto, garantindo aos profissionais envolvidos no processo de doação e retirada de órgãos segurança para lidar com o procedimento.

Poderão se inscrever médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, residentes e estagiários do HC-UFMG, profissionais da CIHDOTT na Região Metropolitana de Belo Horizonte e alunos de graduação e pós-graduação  da UFMG na área da saúde.

Para mais informações: cihdott@hc.ufmg.br ou 3307-9495 (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante).

Ações

Além do “IV Seminário sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, o Setembro Verde terá outras ações no Hospital das Clínicas da UFMG. No dia 21, acontecerá a 7ª edição da “Caminhantes - Caminhada pelos Transplantes”, das 9h às 12h, na Praça da Assembleia. O evento contará com a participação de pacientes transplantados e em lista de espera, de seus familiares e amigos, equipes médicas transplantadoras e assistenciais e de cidadãos mineiros.

Profissionais de saúde e residentes do HC-UFMG interessados na temática poderão se capacitar por meio da web aula “História, Evolução e Organização dos Transplantes”, ministrada pelo professor Charles Simão Filho, que em breve estará disponível no site do Centro de Telessaúde do HC. 

Também está disponível na mesma plataforma o vídeo-curso “Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes no HC-UFMG”, relançado neste mês pela CIHDOTT.