Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Faculdade de Medicina da UFMG recebe António Costa Pinto em conferência do IEAT

Palestra

Faculdade de Medicina da UFMG recebe António Costa Pinto em conferência do IEAT

Pesquisador da Universidade de Lisboa falará sobre “Os legados das transições democráticas”

No dia 9 de setembro, a Faculdade de Medicina da UFMG recebe o professor António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, para ministrar a Grande Conferência Os legados das transições democráticas, às 17h, no Salão Nobre. A palestra faz parte do programa Cátedras Fundep/IEAT. Além deste, o pesquisador participará de outros dois eventos na UFMG. Para participar da conferência, é necessário se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Transições Democráticas

Em sua conferência, António Costa Pinto vai analisar as formas de justiça transicional que estiveram presentes nos processos de democratização, em perspetiva comparada, analisando-os como parte integrante das ‘politicas do passado’. “Trata-se de um processo dinâmico em que elites e sociedade reveem, negociam e muitas vezes disputam narrativas concorrentes sobre o passado autoritário e as injustiças passadas, em termos daquilo que esperam alcançar na qualidade presente e futura das suas democracias”, salienta o professor.

Agenda na UFMG

No dia 12 de setembro, António Costa Pinto participa da primeira atividade do Ciclo IEAT 20 anos, evento que também vai reunir a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e os professores da UFMG Carlos Ranulfo Melo, do Departamento de Ciência Política, e Rodrigo Patto, do Departamento de História. A mesa-redonda A guinada direitista no Brasil e no mundo: reflexões desde a história e as ciências sociais terá lugar no Auditório Nobre do CAD1/UFMG, às 19h.

Para encerrar sua visita, o professor da Universidade de Lisboa participa, no dia 16 de setembro, do ciclo de conferências Tempos Presentes. A conferência Contribuições da história e das ciências sociais ao estudo das ditaduras e regimes autoritários será realizada às 19h, no auditório Luiz Baesse, na Faculdade Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. O evento é realizado pela Reitoria da UFMG e conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em História da UFMG e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).

Sobre o catedrático

António Costa Pinto é professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu (1992, Florença), foi professor convidado na Universidade de Stanford (1993) e Georgetown (2004), e investigador visitante na Universidade de Princeton (1996), na Universidade da California- Berkeley (2000 e 2010) e na Universidade de Nova Iorque (2017). É coeditor da série “O mundo de língua portuguesa. História, política e cultura”, para a imprensa acadêmica de Sussex. Tem obras sobre as elites políticas, regimes autoritários e democratização. Lançou recentemente o livro Latin American Dictatorships in the Era of Fascism pela editora Routledge de Londres.