Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Dia Mundial de Segurança do Paciente tem ações de conscientização

Assistência

Dia Mundial de Segurança do Paciente tem ações de conscientização

Mote da campanha mundial deste ano é “Fale pela Segurança do Paciente”

A assistência à saúde do paciente envolve práticas e estudos que buscam reduzir ou eliminar os riscos de causar danos durante o tratamento, como por exemplo a redução dos riscos de infecções. Para isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) busca a mobilização de pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde, por meio de campanhas de conscientização, para defender e divulgar a importância da segurança do paciente. Na próxima terça-feira (17), é comemorado o Dia Mundial de Segurança do Paciente, que neste ano tem como mote a campanha “Fale pela Segurança do Paciente”. Para ressaltar a importância da prática da segurança do paciente, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, referência no atendimento em casos de média e alta complexidade, promoverá, entre os dias 16 e 20 de setembro, uma série de ações de conscientização.

O hospital terá sua fachada iluminada de laranja, cor que representa a campanha da OMS. Haverá a distribuição de folders educativos no hall de entrada do prédio principal, atividades com os profissionais do turno da noite, divulgação de um vídeo especial sobre a temática, gravado com a superintendente da instituição, professora Andréa Maria Silveira, e outro sobre as Metas Internacionais da JCI, quiz sobre segurança do paciente com os trabalhadores, nas suas Unidades.

A enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HC-UFMG, Carolina Teixeira Cunha, fala sobre o contexto da criação do Dia Mundial de Segurança do Paciente, explicando a importância de compartilhar o assunto. “A OMS vem trabalhando ao longo dos anos sobre a temática, principalmente a partir dos anos de 1990, uma vez que houve um aumento dos eventos adversos no cuidado com o paciente. Por isso, os órgãos oficiais determinaram um dia mundial para assumir a existência de eventos adversos na área de saúde e estimular a discussão do tema, o que é muito importante para evitar que as pessoas conheçam e temam tais ocorrências”, disse ela.

Saiba mais sobre a campanha da OMS.

Redação: Ana Beatriz Viana (estagiária) com supervisão de Luna Normand (Jornalista HC-UFMG)