Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Instituição recebe selo pela qualidade no serviço de cardiologia

Boas práticas

Instituição recebe selo pela qualidade no serviço de cardiologia

É a segunda vez que o hospital é agraciado

Durante o 74° Congresso Brasileiro de Cardiologia, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de setembro, em Porto Alegre (RS), o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh foi reconhecido pelo “Programa de Boas Práticas Clínicas em Cardiologia”. Por isso mesmo, a instituição recebeu o Selo Platinum, concedido àquelas que, durante 24 meses consecutivos, mantiveram uma performance clínica aliada às melhores práticas assistenciais internacionalmente em mais de 85% dos atendimentos realizados.

Implantado em 2016, o Programa de Boas Práticas Clínicas avalia a implementação das diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia nas áreas de insuficiência cardíaca, fibrilação atrial (ambulatorial e internação) e síndrome coronariana aguda, qualificando os atendimentos em cardiologia, otimizando os recursos e reduzindo o tempo de internação. O HC, que integra o seleto grupo de hospitais participantes, por ser uma instituição referência no atendimento a casos de média e alta complexidade em cardiologia, foi contemplado nas três áreas.

O Selo Platinum foi o segundo reconhecimento recebido pelo hospital durante sua participação do programa. O primeiro foi o Certificado Prata, conquistado em 2017. A certificação mostra o reconhecimento do trabalho desenvolvido no HC-UFMG em prol de uma boa medicina em cardiologia. “Essa certificação da SBC e da American Heart eleva ainda mais o nome do HC no cenário nacional da cardiologia”, afirmou o cardiologista Luiz Guilherme Passaglia.

O programa

O Programa de Boas Práticas Clínicas é realizado em parceria com a American Heart Associantion, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Proadi-SUS e o Ministério da Saúde, com objetivo de analisar o antes e o depois à adesão às diretrizes assistenciais de IC, FA e SCA em instituições do Sistema Único de Saúde.