Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Inscrições abertas para o 1º Simpósio de Educação Cirúrgica do Hospital das Clínicas

Conhecimento

Inscrições abertas para o 1º Simpósio de Educação Cirúrgica do Hospital das Clínicas

Evento irá discutir a importância do treinamento em educação cirúrgica e apresentar o Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica

Estão abertas as inscrições (neste link) para o 1º Simpósio de Educação Cirúrgica do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, evento que irá discutir com residentes e profissionais de saúde a importância do treinamento em educação cirúrgica e apresentar o Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica (CETEC) do HC-UFMG.  O encontro acontecerá no dia 7 de novembro, das 17h às 20h, no auditório do Instituto Alfa de Gastroenterologia.

A programação contará com duas conferências: “Simulação na educação médica: mudança de paradigmas” e “Percepções e habilidades corporais por meio da técnica Alexander”. Também haverá uma discussão sobre a residência médica e o treinamento em educação cirúrgica. Atualmente, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh possui 19 programas de residência médica cirúrgica e 183 residentes nesta área.

De acordo com chefe da Comissão de Residência Médica (COREME) do HC-UFMG, professora Marilene Vale de Castro Monteiro, é muito importante que o residente adquira habilidade técnica antes de participar de cirurgias envolvendo pacientes. “A simulação e o treinamento cirúrgico em simuladores são partes importantes da capacitação dos residentes. Isso era uma lacuna que existia no hospital e que agora está sendo preenchida com esse simpósio e com o CETEC”, disse ela.

O Centro

O Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh vai capacitar os residentes dos programas de residência cirúrgica da instituição, por meio de modelos de simulação, para lidarem com diversas condições que afetam qualquer área do corpo e necessitam de intervenção cirúrgica. Tratam-se de treinamento fora da sala operatória, possibilitando que o residente crie uma habilidade técnica antes de participar de cirurgias envolvendo pacientes.

O CETEC é o primeiro do tipo em Minas Gerais e funcionará a partir do dia 7 de novembro. Serão dois modernos simuladores à disposição dos alunos, um de laparoscopia e outro de robótica. O centro também contará com caixas pretas para treinamentos em modelos inanimados e biológicos.

Redação: Luna Normand (Jornalista - Unidade de Comunicação HC-UFMG/Ebserh)