Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Dia Mundial de Prevenção de Úlcera por Pressão terá ações no HC

Conscientização

Dia Mundial de Prevenção de Úlcera por Pressão terá ações no HC

Data chama a atenção para esse evento adverso que pode ser evitado com medidas simples

As úlceras por pressão são feridas que ocorrem em função da falta de oxigenação na superfície da pele, geradas por compressão prolongada em pacientes internados ou acamados por longos períodos. Além de prolongar a permanência nos hospitais, elas aumentam o risco de infecções, o custo do serviço de saúde e podem ainda ser causa de reinternações após alta hospitalar. Por isso mesmo, no dia 20 de novembro, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção de Úlcera por Pressão, uma maneira de chamar a atenção da população e dos profissionais de saúde para esse evento adverso que pode ser evitado com medidas simples.

No Hospital das Clínicas da UFMG, a data será lembrada com uma série de ações. Nesta terça (19), das 12h às 13h, na sala 6 do CAD, acontecerá o “Movie Day - Segurança e prevenção de lesão por pressão: por onde começar", uma videoaula com a os professores Eline Lima Borges e Juliano Moraes que tem o apoio pela 3M. A videoaula também acontecerá na próxima quinta (21), das 20h às 21h, na sala 2 do CAD. Haverá pipoca e refrigerante.  

Amanhã (20), Dia Mundial de Prevenção de Úlcera por Pressão, acontecerá uma sessão cinema especial, com direito a pipoca, na qual serão exibidos vídeos sobre a temática e realizada uma conversa com especialistas no assunto. O encontro acontecerá na sala 8 do CAD (1º andar), às 10h, 16h e 21h. Para participar, é preciso retirar o ingresso no Núcleo de Segurança do Paciente do HC-UFMG. Além disso, também haverá ação no hall de entrada do prédio principal para pacientes, acompanhantes e trabalhadores.

Já no dia 25, acontecerá a mesa-redonda “Excelência no Cuidado com o Paciente Estomizado: Uma Abordagem Interdisciplinar”, das 9h às 12h no CAD 8. Nos dias 26 e 27 de novembro, será realizada uma aula presencial "Escolha assertiva dos dispositivos para estomia e manejo das principais complicações" com a equipe de consultores técnicos da Coloplast. As aulas acontecerão no CAD das 10h às 11h30 e 15h às 16h30.

Além de celebrar o dia 20 de novembro, tais atividades vão ao encontro das estratégias de educação propostas na Matriz de Capacitação da Educação Permanente em Enfermagem para o 2° semestre de 2019.