Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital fatura prêmio ambiental pelo segundo ano consecutivo

Conscientização

Hospital fatura prêmio ambiental pelo segundo ano consecutivo

A instituição faturou o primeiro lugar do “Desafio Resíduos 2019”, que busca mobilizar o setor de saúde brasileiro a aprimorar as práticas de gestão de resíduos

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh foi premiado pelo segundo ano consecutivo durante o “12° Seminário Hospitais Saudáveis”, promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) entre os dias 11 e 12 de novembro em São Paulo. A instituição faturou o primeiro lugar do “Desafio Resíduos 2019”, que busca mobilizar o setor de saúde brasileiro a aprimorar as práticas de gestão de resíduos.

O HC foi contemplado pelas diversas ações com resultados positivos realizadas nos últimos anos, dentre elas a racionalização do desperdício e a ampliação do processo de reciclagem. A chefe da Unidade de Resíduos, Elci Souza Santos, afirma que participar de um projeto como o Hospitais Saudáveis é muito importante, pois não só beneficia o meio ambiente, mas também a comunidade. “O HC, ao fazer parte do processo de redução de impactos ambientais, estimula a reciclagem de materiais, que além de ajudar o meio ambiente, economiza recursos e permite que o hospital atue de forma direta e positiva na condição de vida de pelo ou menos 50 pessoas que colaboram com o processo”, afirma.

A edição deste ano do “Seminário Hospitais Saudáveis” contou com uma programação voltada para a temática “A Saúde pelo Clima”. Através de palestras nacionais e internacionais, foram discutidas ações voltadas para as mudanças climáticas, saúde sustentável, eficiência energética, compras sustentáveis e gestão de resíduos. Além disso, durante o evento, foi realizado o VI Fórum de Vigilância Sanitária de Resíduos de Serviços de Saúde.

O projeto

O PHS trabalha estimulando a relação entre proteção ao meio ambiente e serviço de saúde público. O HC-UFMG foi o primeiro hospital de Belo Horizonte a integrar o projeto, compondo um seleto grupo de instituições de saúde que desempenham papeis importantes na prática ambiental. A ideia é que as instituições de saúde cumpram anualmente dez objetivos na melhoria do desempenho ambiental, no estímulo à sustentabilidade e à segurança do paciente e do trabalhador.