Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospitais da Rede Ebserh iniciam avaliação de qualidade para melhoria dos serviços

Processos

Hospitais da Rede Ebserh iniciam avaliação de qualidade para melhoria dos serviços

Entre os dias 5 e 16 de dezembro, os processos finalísticos, gerenciais e de apoio do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh serão avaliados pela Comissão Permanente de Auditoria Interna.

Como estão os processos de trabalho assistenciais, administrativos, de gestão e de ensino e pesquisa? É necessário melhorar em alguns aspectos? O hospital é referência para outras unidades? Entre os dias 5 e 16 de dezembro, os processos finalísticos, gerenciais e de apoio do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh serão avaliados pela Comissão Permanente de Auditoria Interna da instituição em ação que faz parte do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade e acontecerá em todos os hospitais universitários da Rede Ebserh. Trata-se de um sistema próprio de avaliação periódica que visa promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira.

Os profissionais designados para realização da avaliação interna da instituição deverão identificar as oportunidades de melhoria de acordo com os requisitos contidos no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa, lançado em 2018, e, em conjunto com as áreas envolvidas, estabelecer prioridades no planejamento das ações com foco na melhoria dos processos de trabalho e, consequentemente dos resultados.

A avaliação interna deve ser concluída até 18 de fevereiro do próximo ano. “Para começarmos a falar de qualidade, temos que falar sobre a segurança do paciente. E desde 2014, já trabalhamos essa questão na Rede Ebserh. Mas a segurança do paciente é uma das seis dimensões da qualidade”, lembrou a chefe do Serviço de Gestão da Qualidade Assistencial, Marcia Dal Sasso, se referindo ao pressuposto de que a assistência à saúde deve ser segura, efetiva, centrada no paciente, oportuna, eficiente e igualitária.

SEQuali

Paralelamente ao Programa Ebserh de Gestão da Qualidade, a Ebserh lançou o Selo Ebserh de Qualidade, que visa reconhecer formalmente os hospitais que atingirem padrões estabelecidos no sistema de avaliação. A concessão do Selo Ebserh será realizada por equipe de avaliação externa, formada por profissionais da Rede Ebserh de outras unidades hospitalares.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.