Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

SOST e Brigada de Incêndio do HC/UFMG realizam simulado de evacuação das instalações

Segurança

SOST e Brigada de Incêndio do HC/UFMG realizam simulado de evacuação das instalações

Objetivo era avaliar os profissionais quanto às estratégias de abandono rápido e remoção de pacientes em caso de princípio de incêndio

O Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, em conjunto com a Brigada de Incêndio, realizou, na última quinta-feira (28), o 1º Simulado de Evacuação as Instalações com pacientes sem mobilidade. A ação, que contou com a participação de 39 trabalhadores, mudou a rotina do hospital, chamando a atenção de quem circulava pelo local. A partir da simulação de princípio de incêndio em equipamento elétrico na área de internação, o objetivo era avaliar os profissionais quanto às estratégias de abandono rápido das instalações e remoção de pacientes. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais participou da atividade, inclusive com deslocamento da viatura e teste do hidrômetro de água localizado em frente ao prédio principal. 

As ações foram executadas no 3 º andar, Ala Sul, conforme o Plano 015 – Segurança Contra Incêndio e Emergência e o Plano 012 – Remoção de Pacientes em relação ao Procedimento de Combate a Princípio de Incêndio e Evacuação das Instalações. O simulado teve início com a geração de fumaça fictícia. O enfermeiro José Aparecido Rezende, que participava do simulado, foi o responsável por ligar para a Brigada de Incêndio do HC-UFMG no ramal 9090, enquanto outro participante manuseava o extintor de incêndio, apropriado para o tipo de sinistro (classe C - equipamentos energizados). 

Após receberem a ordem de abandono das instalações, profissionais de saúde removeram os pacientes fictícios. Primeiro, foram liberados aqueles que encenavam pacientes que deambulavam. Em seguida, foi a vez dos que não deambulavam: dois foram removidos com o auxílio de maca e outros dois removidos nos braços. De acordo com o PL 012, os pacientes que foram removidos por pranchas foram direcionados para o Pronto Socorro e os outros foram direcionados para o Ponto de Encontro localizado no Campus Saúde, em frente à Faculdade de Medicina. 

O simulado, que teve início às 14h08, foi finalizado às 14h19, quando todos os pacientes e profissionais da Ala Sul do 3º andar chegaram ao Ponto de Encontro. De acordo com o técnico de segurança do trabalho e coordenador responsável pela Brigada de Incêndio do HC-UFMG, Luciano Santos Rodrigues, o simulado foi satisfatório. “Por ser o primeiro com remoção de pacientes, podemos dizer que o tempo de evacuação foi ótimo. Em 6 minutos os pacientes já haviam sido retirados e em 11 minutos todos já se encontravam no Ponto de Encontro. A gente percebe que os trabalhadores já têm conhecimento de como agir”, disse ele.

Além de apurar o tempo envolvido, foi possível identificar pontos de melhorias e deficiências a serem corrigidas para, assim, alcançar a plena aptidão das equipes em resposta às ordens reais de evacuação das edificações no Complexo Hospitalar em caso de incêndio. “Verificamos que é preciso melhorar a sinalização nas rotas de fuga e incentivar a participação de mais voluntários nos próximos simulados para capacitar ainda mais pessoas”, afirmou.

O tenente Lucas, do Corpo de Bombeiros, também avaliou positivamente o simulado. “Eu acho que o tempo de evacuação foi excelente. Isso gera para nós a certeza de que vocês têm capacidade de agir com responsabilidade em caso de sinistro dentro de um hospital. Quando a gente fala da importância do treinamento, isso quer dizer que quanto menos a instituição depender de ajuda externa, melhor”, afirmou.

Redação: Luna Normand (Jornalista - Unidade de Comunicação HC-UFMG)

 

 

Imagens: