Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

UFMG divulga orientações à comunidade

Coronavírus

UFMG divulga orientações à comunidade

Universidade publicou página com orientações para estudantes, servidores e terceirizados, além da comunidade que frequenta os espaços e eventos

A pandemia mundial do SARS-CoV-2, o novo coronavírus responsável pela doença Covid-19, exige de todos compromisso com a saúde pública. Por isso, cuidados individuais e coletivos devem ser observados. É importante a orientação correta sobre os cuidados efetivos para evitar tanto a negligência como o pânico desnecessário.

Essa também é a responsabilidade da UFMG, instituição na qual circulam, diariamente, cerca de 60 mil pessoas, entre estudantes, servidores públicos e terceirizados, além da comunidade que frequenta os espaços e eventos da Universidade. As aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação, da Escola de Ensino Básico e Profissional da UFMG (Centro Pedagógico, Colégio Técnico e Teatro Universitário) e de extensão serão suspensas a partir desta quarta-feira (18), por tempo indeterminado.

A UFMG assume também o seu papel na produção e divulgação de conhecimento científico, tanto coordenando ações articuladas que promovam o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao novo coronavírus, quanto disponibilizando informações confiáveis e verificadas sobre o assunto. Por isso mesmo, a instituição criou uma página com informações sobre o novo coronavírus. 

Aposte na prevenção

Como o novo coronavírus é transmitido por meio de partículas de secreções respiratórias, alguns cuidados básicos de higiene devem ser tomados para reduzir o risco de transmissão e contágio. Por isso, a comunidade em geral deve:

- Lavar adequadamente as mãos, evitando levá-las aos olhos, nariz e boca. Se as mãos não estiverem visivelmente sujas, basta esfregar com água e sabão por volta de 30 segundos. Caso contrário, o tempo de lavagem deve ser aumentado para cerca de 50 segundos.
- Utilizar álcool em gel com frequência ao longo do dia;
- Não compartilhar objetos pessoais, como talheres, toalhas, pratos e copos;
- Manter distância de pelo menos 1 metro de qualquer pessoa com sintomas respiratórios, como tosse e espirros;
- Evitar aglomerações e frequência a espaços fechados e muito cheios;
- Manter os ambientes bem ventilados.

É importante salientar que o uso de máscara não é necessário para as pessoas sem sintomas respiratórios, já que ela apenas bloqueia partículas e gotículas daqueles que a vestem e não impedem uma eventual contaminação. Mas se você tem sintomas de gripe, mantenha-se em casa. 

O que fazer diante de sintomas?

Se você é o paciente: Como em toda virose, é recomendável seguir uma conduta ética para evitar a transmissão de possíveis vírus. Em casos leves de gripe, sem fatores de risco, sem suspeita de Covid-19:

Opte pelo cuidado e tratamento domiciliar para evitar sobrecarregar os serviços de saúde e prejudicar o atendimento de quem realmente precisa;

Se possível, não frequente locais públicos.

Em casos suspeitos de Covid-19:

Não frequente aulas, local de trabalho, eventos ou espaços públicos;

Utilize máscara cirúrgica e reduza contato com familiares. Em caso de febre, tosse ou dificuldade em respirar, procure a assistência médica em serviços de saúde, preferencialmente da rede SUS, o mais rapidamente possível. Em Belo Horizonte, a referência é a UPA Centro-Sul (localizada na Rua Domingos Vieira, 488, bairro Santa Efigênia).

Como definir um caso suspeito de Covid-19? 

Há apenas duas variáveis definidas até o momento:

- Pessoa com febre e sinal/ sintoma respiratório que tenha viajado para uma área afetada nos últimos 14 dias (a relação atualizada de países pode ser consultada aqui); ou
- Pessoa com febre ou sinal/ sintoma respiratório que tenha tido contato próximo de quadro suspeito ou confirmado nos últimos 14 dias. 

- Importante! Pessoas acima de 60 anos, portadores de Diabetes Mellitus, doença cardiovascular ou problemas do pulmão, e pessoas em tratamento atual ou recente para câncer, podem apresentar fatores de risco de maior gravidade caso infectados.

- Se você é estudante ou profissional da saúde: Duplo cuidado para a identificação e contenção de possíveis casos. Como os sintomas iniciais de infecção respiratória podem ser inespecíficos, recomenda-se o reforço das precauções padrão, o que inclui medidas de higiene das mãos, de uso de máscaras e outros equipamentos de proteção individual. É importante garantir que esses equipamentos estejam sempre disponíveis nos locais de atendimento à população!

Impactos sobre atividades acadêmicas

Aulas e demais atividades: A UFMG está atenta às atualizações epidemiológicas e ao plano de contingenciamento do Ministério da Saúde, por isso as aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação, da Escola de Ensino Básico e Profissional da UFMG (Centro Pedagógico, Colégio Técnico e Teatro Universitário) e de extensão serão suspensas a partir desta quarta-feira, 18, por tempo indeterminado.

Viagens e intercâmbios

Em casos de viagens internacionais, seja para intercâmbio científico, seja para eventos, avaliar o risco e a necessidade do deslocamento para países com transmissão local confirmada. Por ora, não existem restrições oficiais de viagens ao exterior, mas o Ministério da Saúde recomenda evitar idas à China e ao norte da Itália. Casos individuais devem ser tratados diretamente com o órgão de referência.

Também como medida de precaução, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), recomendou que bolsistas que cumprem missões internacionais evitem o trabalho em lugares onde há transmissão sustentada. A sugestão é que as viagens sejam reprogramadas dentro do período de vigência do projeto ou que o destino seja alterado. Caso não seja viável a alteração, o bolsista poderá solicitar a desistência do programa. Quem já está em missão em algum dos países e regiões de alerta pode solicitar o retorno antecipado.

Aos que chegam à UFMG de viagens internacionais, a recomendação também é seguir as determinações do Ministério da Saúde. A quarentena somente é recomendada em casos específicos, que recebem a devida orientação.  

Ensino e pesquisa

A UFMG integra uma rede de pesquisadores dos Ministérios da Saúde (MS) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que está trabalhando no enfrentamento de viroses emergentes, como é o caso do novo coronavírus. Conheça alguns dos núcleos da Universidade que produzem ou disseminam conhecimento sobre o assunto:

- Centro de Tecnologia em Vacinas da UFMG (CT Vacinas) e Centro de Tecnologia em Dengue (CT Dengue): Sãos centros envolvidos no desenvolvimento um teste de diagnóstico mais eficaz para a doença. A expectativa é chegar a um teste que possa ser usado em larga escala.

- Departamento de Microbiologia: O Departamento de Microbiologia tem 14 laboratórios de pesquisa, coordenados por pesquisadores de excelência nas áreas em que atuam. A pesquisa é desenvolvida principalmente no contexto do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, com conceito 7 (Capes), o que representa um nível de excelência das atividades desenvolvidas, contribuindo também para a formação de recursos humanos de alta qualidade. 

- Centro de Telessaúde: Ligado ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), o Centro de Telessaúde já produziu duas webaulas sobre o tema: 

Síndrome respiratória relacionada ao coronavírus.

Webaula COVID - 19 (SARS-CoV2) Onde estamos?