Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Residentes do HC participam do primeiro treinamento em técnicas cirúrgicas em modelos de simulação

Ensino

Residentes do HC participam do primeiro treinamento em técnicas cirúrgicas em modelos de simulação

O curso tem como objetivo preparar, simular experiências, além de ensinar técnicas cirúrgicas aos residentes de primeiro ano

Na última semana, o Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica (CETEC) do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, o único do tipo em Minas Gerais, realizou o seu primeiro programa de treinamento em técnicas cirúrgicas em modelos de simulação. O curso, que teve como público-alvo os residentes (R1) em Obstetrícia, Ginecologia e Cirurgia Geral, foi ministrado pelo professor e coordenador do CETEC, o médico urologista Marcelo Esteves Chaves Campos. O objetivo da capacitação era preparar, simular experiências, além de ensinar técnicas cirúrgicas aos residentes de primeiro ano para que eles se tornem mais seguros e conscientes dos procedimentos necessários a serem adotados no momento de realização das cirurgias.

Tradicionalmente, o método de ensino das residências cirúrgicas é levar o recém-formado para acompanhar rotinas de trabalho e, após um certo tempo, permitir que assumam a cirurgia. Desde novembro de 2019, com a inauguração do CETEC, os residentes do HC-UFMG passaram a ser preparados com um método mais moderno. “O CETEC permite a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades cirúrgicas com ênfase na aquisição de competências, o que é fundamental na educação médica, em especial nas especialidades cirúrgicas”, explica Dr Marcelo Campos.

Além disso, segundo ele, esse tipo de treinamento possibilita ao residente ter acesso ao feedback das deficiências identificadas durante procedimentos operatórios simulados, proporcionando um atendimento cada vez mais seguro, eficaz e moderno aos pacientes.

CETEC

Vários centros de referência em ensino cirúrgico já existem em todo mundo, sendo muito pouco deles localizados no Brasil. Assim, para preencher essa lacuna, em novembro de 2019 foi inaugurado o Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica (CETEC) do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, cujos objetivos são: formar recursos humanos para a área cirúrgica, gerar conhecimento e inovação por meio de pesquisas, avaliar novas tecnologias e promover ações de extensão universitária.

 

Imagens: