Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital recebe doações de luvas, máscaras e álcool gel

Solidariedade

Hospital recebe doações de luvas, máscaras e álcool gel

Diversos segmentos da sociedade têm demonstrado solidariedade com o hospital neste momento de extrema gravidade

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, hospital universitário, público e geral, integrado 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS), desde janeiro, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou Emergência Internacional, tem seguido as diretrizes das autoridades de saúde e adotado uma série de ações para o enfrentamento da pandemia, garantindo a segurança de seus pacientes e profissionais. A instituição criou o Comitê de Crise, responsável por propor, implementar e monitorar medidas para impedir o avanço da doença, reforçou as medidas de profilaxia, definiu o protocolo e fluxo de atendimento a possíveis casos suspeitos, realizou a capacitação dos profissionais por meio de treinamentos e materiais informativos e educativos.

Porém, neste momento, a maior preocupação do HC-UFMG é em relação à aquisição de insumos e equipamentos de proteção individual para os trabalhadores. O estoque desses materiais está controlado até o momento e todos os profissionais de saúde da linha de frente estão atuando com segurança, mas a previsão para as próximas semanas é de um consumo muito acima da média de máscaras, luvas, álcool gel, protetores faciais e luvas. 

“Entretanto, diversos segmentos da sociedade, preocupados com a situação, têm demonstrado solidariedade com o hospital neste momento de extrema gravidade”, disse a superintendente da instituição, professora Andrea Maria Silveira. A Faculdade de Odontologia da UFMG, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Letras, Escola de Educação Física, Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas, o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e a Biblioteca Central da UFMG doaram luvas, máscara e álcool gel.  A Oitava Igreja Presbiteriana doou 500 máscaras cirúrgicas e outras instituições e associações também têm realizado doações.

Sobre o HC

A instituição atua no atendimento à sociedade, na formação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisas e na produção e incorporação de tecnologia na área da saúde por meio de atividades de ensino, pesquisa e assistência. Atende todas as especialidades e subespecialidades oferecidas pelo SUS com exceção da radioterapia, constituindo-se como referência em alta complexidade para todo o estado de Minas Gerais.

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh realiza, em média, 30 mil consultas ambulatoriais por mês, 2.100 consultas de emergência, 4.500 cirurgias ambulatoriais e 160 mil exames ambulatoriais. Ele integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Imagens: