Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh abre espaço para atender pacientes com sintomas de Covid-19

Assistência

Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh abre espaço para atender pacientes com sintomas de Covid-19

Unidade de Atendimento ao Sintomático Respiratório (UASIR) receberá exclusivamente pacientes que já são atendidos pelo HC

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh abriu, nesta segunda-feira (30), a Unidade de Atendimento ao Sintomático Respiratório (UASIR), que irá prestar assistência de saúde a pacientes que já são assistidos pelo hospital e que apresentarem sintomas de Covid-19. A iniciativa visa o acolhimento dessas pessoas, que em sua maioria apresentam doenças crônicas de média e alta complexidade e fazem parte do grupo de risco para a doença. 

Após atender esses pacientes no Pronto-Socorro, a equipe assistencial fará o encaminhamento para a UASIR dos casos suspeitos de Covid-19 considerados leves e moderados. Pacientes graves ou que demandarem internação continuarão sendo encaminhados imediatamente para internação hospitalar. 

A nova unidade funcionará em um espaço criado exclusivamente para este tipo de atendimento. Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias de restrição de contato social, principalmente enre pessoas sintomáticas e pertencentes do grupo de risco, haverá uma entrada separada para pacientes e profissionais da UASIR. O funcionamento acontecerá de segunda a sexta, das 7h às 19h. 

Importante destacar que o espaço de saúde não é aberto ao público em geral. A referência em Belo Horizonte é o Centro Especializado em COVID-19 (CECOVID), localizado na rua Domingos Vieira, 488, bairro Santa Efigênia, com funcionamento diário das 7h às 19h. Além disso, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, os 152 Centros de Saúde e as nove UPAS de Belo Horizonte estão capacitados para atender pessoas com sintomas da doença.