Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Curso gratuito vai capacitar profissionais para o manejo clínico de pacientes infectados por coronavírus

EAD

Curso gratuito vai capacitar profissionais para o manejo clínico de pacientes infectados por coronavírus

Objetivo é formar o maior número de profissionais para uma assistência qualificada

Enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem e residentes que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva, Pronto Socorro e UPAs de instituições públicas de todas as regiões do Brasil poderão se capacitar online sobre organização de UTIs e manejo clínico de pacientes criticamente enfermos infectados por Covid-19. A iniciativa é de professores e profissionais da Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina da UFMG, Universidade Federal do Acre e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso é gratuito e 100% Educação a Distância (EAD). 

De acordo com a professora do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG, idealizadora e uma das coordenadoras do projeto, Andreza Werli-Alvarenga, para participar os profissionais devem ter registro do conselho profissional ativo e comprovar que estão trabalhando ou em contratação em UTI/PS/UPAs. “Estamos recebendo os cadastros de profissionais e das Unidades para auxiliar na organização do atendimento a pacientes graves com Covid-19. Nosso objetivo é formar o maior número de profissionais para uma assistência qualificada, através de um curso de excelência, baseado nas melhores evidências científicas. Os cadastros podem ser feitos por meio deste link e não há prazo final de inscrição. Recebemos cerca de 500 inscrições em menos de 48 horas e estamos motivados. As turmas serão criadas enquanto houver demanda de formação dos profissionais. Em breve daremos mais informações sobre o curso”, ressalta a professora.

O curso conta com o apoio do Centro de Tecnologia em Saúde (CETES), Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina (NUTEL) da UFMG, Centro de Apoio à Educação à Distância (CAED) da UFMG, Programa de Telenfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Assistência ao Paciente Criticamente Enfermo (NEPACE), Projeto de Segurança do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva (SPUTI-HC/UFMG), Projeto Atenção Integral após a Terapia Intensiva (AITI-HC/UFMG), PROQUALIS e Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente (SOBRASP), EPIMED Solutions e professores colaboradores da HCor, USP e IDOR.

Conectando vidas

Diante do cenário atual e das restrições indiscutivelmente necessárias para visitas nas UTIs foi preciso pensar em alternativas para reduzir o sofrimento entre paciente e familiares e sustentar a prática da assistência humanizada. Para tanto, o projeto promove também uma ação de extensão para arrecadar tablets e promover a visita virtual nos hospitais públicos do Brasil. Os interessados em doar podem preencher o formulário disponível neste site. A atividade é coordenada pela psicóloga do Hospital Metropolitano, Márcia Viegas.

Mais informações: www.uticovid19ufmg.com.br