Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Palhaços criam projeto à distância para entreter pacientes durante a pandemia

Arte

Palhaços criam projeto à distância para entreter pacientes durante a pandemia

Durante o isolamento social, Instituto HaHaHa realiza intervenções artísticas no HC por meio da tecnologia

Pedindo licença para entrar, os palhaços do Instituto Hahaha, há oito anos, tocam as portas e os corações de crianças, adolescentes, idosos, acompanhantes e profissionais no Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh. No enfrentamento da pandemia de Covid-19, impedidos de atender presencialmente, esse convite para o riso está sendo realizado de forma diferente: por meio da tecnologia

Os palhaços chegam, semanalmente, pelos celulares ou tablets com o apoio de cada instituição parceira do grupo. Eles criaram o projeto Teleconsultas HaHaHa, em que é possível agendar, pelo aplicativo Whatsapp, consultas com os médicos palhaços por chamadas de vídeo. "A arte é uma importante aliada durante o isolamento social e faz com que os afetos possam ser disseminados a distância", afirma Gyuliana Duarte, gestora artística do Instituto HaHaHa. 

Além das Teleconsultas Hahaha, o grupo de palhaços também está produzindo conteúdo para o seu canal no Youtube. Os vídeos, de cerca de três minutos cada, trazem mensagens de apoio e incentivo, brincadeiras e entretenimento. O objetivo é entrar no HC, sem estar fisicamente, e levar um respiro em meio aos desafios de cada um neste momento. Entre os espaços contemplados, além do Hospital das Clínicas-UFMG, está a Santa Casa BH, Hospital da Baleia, Hospital João Paulo II - Rede Fhemig, Hospital João XXIII - Rede Fhemig - BH, Instituto Geriátrico Afonso Pena - IGAP, Hospital Paulo de Tarso, Casa dos Pequenos e Casa Tremedal, da Associação Irmão Sol; e o Hospital Márcio Cunha (FSFX), em Ipatinga. As intervenções artísticas presenciais aconteciam de forma contínua e individual, durante o ano inteiro, por uma dupla ou trio de palhaços. 

Acesse o canal no Youtube do Instituto HaHaHa.