Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC autoriza o uso de máscaras de tecido e lança manual

Segurança

HC autoriza o uso de máscaras de tecido e lança manual

Além de eficiente, o item é simples, não exige grande complexidade de produção e pode ser um ótimo aliado, protegendo você, as outras pessoas e toda a sociedade

Pequenas medidas para reduzir transmissões têm grande impacto na atual pandemia, especialmente quando combinadas com medidas preventivas adicionais, como a higienização das mãos e a etiqueta respiratória. Uma delas é o uso de máscaras de tecido, aprovado pela Anvisa visando facilitar o acesso da população a produtos auxiliares na prevenção do coronavírus. Além de eficiente, é um item simples, que não exige grande complexidade de produção e pode ser um ótimo aliado, protegendo você, as outras pessoas e toda a sociedade.

No âmbito do HC-UFMG, esse tipo de proteção foi autorizado na última quarta-feira (6). A instituição divulgou um manual com orientações para o uso das máscaras caseiras ou de tecido, que devem ser adotadas por acompanhantes, visitantes e profissionais não assistenciais e que não desempenham atividades dentro das unidades de internação.

Entre as recomendações está o tempo de uso, que deve ser de, no máximo, 3h. Por isso, é importante ter, no mínimo, duas máscaras de tecido. Como são reutilizáveis, elas devem ser corretamente higienizadas: a dica é deixar de molho em uma solução de água com água sanitária por 30 minutos e, em seguida, lavá-las, separadamente de outras roupas, com água corrente e sabão neutro.

Os profissionais de saúde, durante a prestação de assistência, devem utilizar somente máscaras cirúrgica, N95 ou PFF2, de acordo com os protocolos institucionais. Estes itens, diferentemente das máscaras caseiras ou de tecido, são considerados equipamentos de proteção individual (EPI), dispositivos regulamentados pela Anvisa para a proteção do trabalhador durante a sua atividade laboral. Durante a pandemia de coronavírus, as máscaras cirúrgicas também devem ser utilizadas pelos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Dicas:

- As máscaras caseiras são individuais. Não compartilhe.

- Se não puder comprar, faça você mesma. Sabe aquela camiseta velha de algodão? Ela é uma ótima matéria-prima! TNT e tricoline também são opções de materiais. O mais importante é a máscara ter uma dupla camada de tecido. Confira o tutorial do Ministério da Saúde e aprenda a fazer a sua. 

- Nunca deixe o nariz descoberto. Também não cubra apenas as narinas. A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz, ser bem ajustada ao rosto e não deixar espaços nas laterais.

- Não encoste na parte externa da máscara ao colocá-la ou tirá-la.