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Centro de Telessaúde lança chatbot para auxiliar no combate ao coronavírus

Tecnologia

Centro de Telessaúde lança chatbot para auxiliar no combate ao coronavírus

Plataforma digital automática de autoavaliação foi programada para oferecer um primeiro nível de atendimento ao paciente

O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh lançou um chatbot para orientar e informar o cidadão com dúvidas relacionadas à COVID-19 e avaliar o seu estado de saúde. Trata-se do Telecovid-19, uma plataforma digital automática de autoavaliação que foi programada para oferecer um primeiro nível de atendimento ao paciente, classificando-o por prioridade: emergência, urgência, casos moderados ou leves. A iniciativa ajudará a proteger as pessoas, evitando deslocamentos, filas e aglomerações desnecessárias nas unidades de saúde.

O chatbot pode ser acessado gratuitamente pelo site do Centro de Telessaúde ou pelo aplicativo Whatsapp por pessoas de qualquer parte do mundo. A plataforma funciona por meio da assistente virtual Ana, que ao ser acionada inicia a conversa com perguntas básicas como nome, idade e sexo. Em seguida, o internauta pode escolher esclarecer dúvidas sobre sintomas ou obter informações atualizadas sobre a doença.

“Sabe-se que 80% dos casos de Covid-19 são leves, 15% são mais graves e 5% são gravíssimos. Grande parte dos casos leves não precisa de atendimento em centros de saúde. É preciso desafogar os serviços de urgência e evitar que mais pessoas se contaminem. Por isso a importância desta ferramenta, que possibilita ao internauta fazer uma autoavaliação e, na ausência de sintomas, reduz a necessidade de procurar atendimento médico”, afirmou a coordenadora científica do Centro de Telessaúde do HC, a médica Milena Soriano.

Ela explica que o conteúdo foi elaborado por uma equipe composta por médicos e programadores, que seguiram as diretrizes e os protocolos do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Anvisa, tendo como referência ainda diversos artigos científicos publicados sobre a Covid-19 desde o início da pandemia. A equipe também fez um levantamento das dúvidas relacionadas ao coronavírus mais frequentes na população. “À medida que surgirem novas evidências e novos achados, nós iremos inserir essas informações no chatbot, já que se trata de uma doença nova e ainda pouca estudada”, completou.

Outras ações

O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, referência em telediagnóstico nas áreas de cardiologia e oftalmologia, teleconsultorias e tele-educação, criou um hotsite com materiais informativos e educativos sobre a Covid-19. Nele, é possível ter acesso, gratuitamente, a vídeos, infográficos, protocolos, artigos diversos, jogos e aplicativos criados para auxiliar a população.

Acesse o site do Centro de Telessaúde e conheça o Telecovid-19 e todas as outras ações. 

Para acessar o Telecovid-19 pelo Whatsapp, clique aqui. 

Atuação da Rede Ebserh

Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem trabalhando em parceria direta com o Ministério da Saúde, com participação no Centro de Operações de Emergência (COE) do órgão e tendo como diretrizes monitorar a situação no país e em suas 40 unidades hospitalares. Também tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.