Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Semana da Enfermagem reforça o papel e o protagonismo da categoria em tempos de pandemia

Celebração

Semana da Enfermagem reforça o papel e o protagonismo da categoria em tempos de pandemia

Só no Hospital das Clínicas da UFMG, são mais de 1500 profissionais de enfermagem

Todos os anos, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh promove, em parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG, a Semana da Enfermagem do Campus Saúde, momento de reflexão, debates e trocas de experiências que acontece paralelamente à Semana Brasileira da Enfermagem, tradicionalmente realizada entre os dias 12 e 20 de maio em alusão ao Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado em 12 do mesmo mês. Neste ano, porém, por causa da pandemia do novo coronavírus, cenário em que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se destacam – eles representam 60% do quantitativo total de profissionais de saúde no mundo, a Semana da Enfermagem do Campus Saúde, pela primeira vez, não aconteceu.

O esforço é para o enfrentamento da pandemia, que evidenciou o protagonismo dos enfermeiros. Só no HC-UFMG são mais de 1500 profissionais de enfermagem, que desde os primeiros casos de Covid-19 confirmados em Belo Horizonte assumiram uma posição de destaque na condução de inúmeros processos neste contexto de rediscussão de práticas e fluxos assistenciais.  

Além disso, segundo a chefe da Divisão de Enfermagem, Paula Vasconcelos, os profissionais têm contribuído de forma ativa na construção de protocolos clínicos assistenciais e atuado de forma colaborativa com a equipe multiprofissional no planejamento e execução de ações educativas para a capacitação da equipe de saúde. “A pandemia direcionou os olhares da população, de governantes e líderes mundiais para pautas importantes da nossa profissão (...) Também nos faz refletir sobre o processo de cuidar, os princípios teóricos que fundamentam a ciência da enfermagem, sobre nossas escolhas e a essência da nossa profissão”, afirmou.

O momento é mesmo de protagonismo da enfermagem. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou 2020 como o ano da enfermagem no intuito de chamar a atenção para o déficit de 9 milhões de enfermeiros no mundo. “Eles são o elo entre o serviço de saúde e a comunidade/população, além de assumirem a condução vital de processos assistenciais em todos os níveis de assistência à saúde, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção de agravos”, completou Paula. Neste ano, também se comemora o bicentenário de Florence Nightingale, pioneira da enfermagem.

Programação online

Com o tema central “Qualidade da Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS”, a Escola de Enfermagem da UFMG disponibilizou uma programação online para celebrar a 81ª Semana Brasileira de Enfermagem. Dentre os assuntos discutidos, os desafios da Enfermagem frente à pandemia da Covid-19 no contexto hospitalar na perspectiva da gestão serão abordados em videoconferência pelos enfermeiros do Hospital das Clínicas da UFMG, Paula Barcelos Vasconcelos, Ronan de Souza e Thais Oliveira Gomes. Confira a programação completa aqui.