Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC adere ao boletim médico por telefone durante a pandemia

Comunicação

HC adere ao boletim médico por telefone durante a pandemia

As informações sobre o estado de saúde do paciente são fornecidas, diariamente e em horário pré-estabelecido, pelo médico assistente ao familiar/responsável de referência

O cenário atual de pandemia do novo coronavírus modificou as formas de relações sociais no Brasil e no mundo. Diversas medidas para o enfrentamento da Covid-19 foram adotadas visando à segurança das pessoas e, consequentemente, redução do número de infectados. No Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, a presença de acompanhantes e visitantes de pacientes foi suspensa ou restrita em diversas unidades de internação para garantir a proteção destas pessoas e dos profissionais de saúde da instituição.

No CTI Neonatal, na Ala Norte do 7º andar, na Unidade de Transplantes, na Unidade de Terapia Intensiva e Semi-Intensiva Adulto e na Unidade de Atenção à Urgência e Emergência, foi suspensa a presença de acompanhantes e visitas. Para que a família tenha notícias do seu ente durante o tratamento, seja ele por Covid-19 ou outras doenças, a comunicação entre familiares e equipe médica durante o período de pandemia está sendo feita por telefone.

As informações sobre o estado de saúde do paciente são fornecidas, diariamente e em horário pré-estabelecido, pelo médico assistente ao familiar/responsável de referência, definido pela equipe clínica e cadastrado no Serviço Social do HC. Ele pode ser um parente, um amigo ou qualquer outra pessoa, o importante é saber que será a referência da instituição na comunicação com a família do paciente durante a internação.

“Ele é a pessoa que estará em contato com a equipe médica durante toda a internação do paciente, recebendo as informações sobre o seu estado de saúde. Essa figura é importante para centralizar todas as informações em uma única pessoa e reduzir falhas na comunicação. A proposta é dar um feedback para a família, fazendo com que eles se sintam acolhidos neste momento de pandemia, em que a circulação dentro do HC está restrita”, afirmou a assistente social Lenir Aparecida Chaves, referência técnica do Serviço Social do HC.

Restrições

Em algumas áreas, acompanhantes e visitantes são permitidos com restrições, como ausência de sintomas gripais. Eles também não podem ser portadores de doenças crônicas (diabetes, doenças pulmonares ou cardiovasculares), maiores de 60 anos, gestantes, lactantes ou crianças.

Vale lembrar que estas restrições não se aplicam a pacientes suspeitos ou com confirmação de Covid-19. Neste caso, estão proibidas visitas e acompanhantes, salvo os casos previstos em lei, como o acompanhamento de criança internada. As normas foram adotadas para garantir a segurança de pacientes, familiares e profissionais de saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

Confira as orientações e normas para acompanhantes e visitantes de pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19 e para os pacientes não-Covid.