Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

CETEC Remoto oferece capacitação online sobre os aspectos fundamentais de cirurgias

Projeto

CETEC Remoto oferece capacitação online sobre os aspectos fundamentais de cirurgias

Objetivo é oferecer educação continuada em aspectos fundamentais de cirurgias durante a pandemia

Diversas soluções digitais de aprendizagem inspiradas na modalidade Educação a Distância (EaD) têm surgido mundo afora neste momento de pandemia do novo coronavírus, em que o distanciamento social é fundamental. O CETEC Remoto é uma delas. O projeto, criado pelo Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica do HC-UFMG, teve início nesta quinta (20) e tem como objetivo a educação continuada em cirurgias.

Direcionado aos residentes de clínicas cirúrgicas, o CETEC Remoto é um curso online gratuito sobre os aspectos fundamentais de cirurgias composto por oito aulas, que acontecerão sempre às quartas-feiras, ministradas por renomados professores e convidados nacionais. Até 8 de julho, diversos temas serão discutidos, como “Energia em Cirurgia: Mitos e Verdades”, assunto do encontro marcado para a próxima quarta-feira (27), às 8h.

Segundo o coordenador do CETEC HC-UFMG, Marcelo Esteves Chaves Campos, o Centro de Treinamento permite a aquisição e aperfeiçoamento de novas habilidades cirúrgicas, além do feedback das deficiências identificadas durante procedimentos operatórios em ambientes simulados. “A pandemia por COVID-19 impossibilita essas ações presenciais e o treinamento de habilidades, mas certamente não prejudica a aquisição de conhecimentos por meio de treinamentos online, o que contribui no desenvolvimento de competências”, afirmou.

O CETEC Remoto é uma iniciativa do Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica do HC-UFMG em conjunto com a Comissão de Residência Médica e tem como coordenadores, além do próprio professor Marcelo, os professores Marilene Vale de Castro Monteiro e Rafael Calvão Barbuto.

 

CETEC

Vários centros de referência em ensino cirúrgico já existem em todo mundo, sendo muito pouco deles localizados no Brasil. Assim, para preencher essa lacuna, em novembro de 2019 foi inaugurado o Centro de Treinamento e Educação Cirúrgica (CETEC) do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, cujos objetivos são: formar recursos humanos para a área cirúrgica, gerar conhecimento e inovação por meio de pesquisas, avaliar novas tecnologias e promover ações de extensão universitária.