Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Residentes iniciam capacitação online em Saúde Baseada em Evidências

EAD

Residentes iniciam capacitação online em Saúde Baseada em Evidências

O objetivo é promover o desenvolvimento de raciocínio crítico na prática de saúde baseada em evidências

Na última quinta-feira (21), residentes médicos do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh deram início ao curso “Prática de Saúde Baseada em Evidências” promovido pelo Grupo Mais Evidências. É a terceira vez que o curso é oferecido gratuitamente pela Comissão de Residência Médica do HC-UFMG (Coreme) e pela Gestão de Ensino e Pesquisa (GEP). O objetivo é promover o desenvolvimento de raciocínio crítico na prática de saúde baseada em evidências, essenciais para o cuidado de alta qualidade.

Esta edição, por conta da pandemia do novo coronavírus, está acontecendo em formato Ensino à Distância (EaD). As atividades foram distribuídas em sessões didáticas virtuais; tutoriais com exposições dialogadas entre os apresentadores sobre princípios e conceitos, seguida de discussão; e exercícios com exposição de exemplos práticos.

Segundo a coordenadora da Coreme, professora Marilene Vale de Castro Monteiro, a capacitação é importante porque, através da medicina baseada em evidências, o médico residente desenvolve habilidades necessárias para análise crítica das evidências  em saúde e seu uso na prática clínica diária”.  

O curso “Prática em Saúde Baseada em Evidências” foi custeado pela Coreme/HC-UFMG. O  valor arrecado será doado pelo Grupo Mais Evidências às entidades filantrópicas que apoiam a população carente durante a pandemia.