Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Residentes multiprofissionais têm papel fundamental durante a pandemia

Ensino

Residentes multiprofissionais têm papel fundamental durante a pandemia

Eles estão tendo a oportunidade de treinar em serviço e de encarar os inúmeros desafios que envolvem a saúde pública

A atuação dos residentes multiprofissionais do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, neste momento de pandemia, é de extrema importância para a formação destes profissionais. Eles estão tendo a oportunidade de treinar em serviço e de encarar os inúmeros desafios que envolvem a saúde pública, o enfrentamento de uma doença ainda pouco conhecida e com dificuldades de diagnóstico, as mudanças frequentes de rotinas e de processos de trabalho.

Atualmente, 68 residentes multiprofissionais de oito áreas e três programas - Saúde do Idoso, Saúde Cardiovascular e Cuidado Humanizado da Criança e do Adolescente - dão suporte às atividades inerentes do HC, aumentando a sua capacidade de atendimento. Eles atuam em várias linhas de pesquisa e assistência, incluindo aquelas que envolvem pacientes confirmados ou suspeitos de COVID-19.

De acordo com a Comissão de Residência Multiprofissional do HC-UFMG, coordenada pelas professoras Marcella Guimarães Assis e Denise Vieira Travassos, as atividades práticas foram mantidas neste momento de pandemia por serem essenciais para a população, assim como para o ensino, e estão seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Educação. Para que tudo acontecesse com segurança, os residentes receberam treinamento de paramentação e desparamentação, e desenvolvem atividades sob a supervisão direta de um preceptor ou tutor.

Os residentes da fisioterapia, umas das áreas mais demandas neste momento, receberam, ainda, capacitação específica sobre oxigenoterapia e ventilação mecânica; aplicação do uso de dispositivos, filtro e umidificador, no circuito de ventilação mecânica do paciente com COVID-19; e treinamento de aspiração por sistema fechado. Já os da psicologia foram treinados para integrar o “Projeto Convida”, que visa o acolhimento psicológico dos profissionais de saúde do HC-UFMG e da UPA Centro Sul.

“A atuação na pandemia possibilitará uma experiência peculiar na assistência pautada em evidências científicas produzidas neste momento, o que demandará uma frequente atualização de conhecimentos teórico/práticos, e também uma oportunidade de vivenciar a inserção na gestão com processos de trabalho em constante mudança, e o desenvolvimento de novas pesquisas”, afirmou a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional do HC-UFMG, Marcella Guimarães Assis. Os residentes estão recebendo uma bonificação do Governo Federal no valor de R$ 667,00.