Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Jogo sobre covid-19 ganha mais conteúdo e atratividade

atualização

Jogo sobre covid-19 ganha mais conteúdo e atratividade

Projeto da Faculdade de Medicina usa o formato de quiz para promover a prevenção, por meio da informação, aos jovens e adultos

O quiz "Covid-19: Você Sabia?" foi completamente reformulado. As mudanças do layout não só o tornou mais atrativo, seguindo o estilo de jogos eletrônicos, como melhorou a acessibilidade e experiência do usuário. Além disso, o conteúdo do jogo agora está alinhado com o "desafio de retornar ao 'novo normal', com cuidados também para o convívio fora de casa, o que já impacta na rotina das pessoas", como explica a médica do HC Zilma Reis, professora e coordenadora do projeto e do Centro de Informática em Saúde (Cins) da Faculdade de Medicina da UFMG. 

A proposta é levar as melhores práticas de cuidados indispensáveis durante a pandemia diretamente aos jovens, que não é considerado grupo de risco e, talvez, por isso, não se atentem tanto aos cuidados de prevenção. "O jovem tende a ser mais impaciente com as restrições de circulação e de socialização. Dados epidemiológicos de Minas Gerais mostram que 46,5 % dos casos de covid-19 notificados são de pessoas com idade inferior a 39 anos. O jogo quer engajá-los na causa da proteção coletiva e levar informações confiáveis para que compreendam os motivos e como devem se comportar em casa e no convívio em sociedade neste momento", ressalta a coordenadora.

O jogo é um projeto desenvolvido junto ao Curso de Design da Escola de Arquitetura da UFMG e, agora, é dividido em seis temas: Coronavírus; Cuidados; Saúde; Máscaras; Limpeza; e Convívio. As mudanças incluem mais atratividade e desafio quanto à jogabilidade, linguagem revisada, inclusão de infográficos tanto para ilustrar as técnicas de cuidado como no feedback final do número de questões respondidas, o que poderá ser divulgado nas redes sociais, além do uso de tipologia e cores conforme padrões de legibilidade em diversos dispositivos.

Jogue agora!

Leia a matéria completa.

(Com Faculdade de Medicina)