Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Campanha do HC em apoio aos catadores de recicláveis atinge meta

Solidariedade

Campanha do HC em apoio aos catadores de recicláveis atinge meta

Foram arrecadados R$ 28.753,00 em dinheiro para constituir um fundo financeiro

A campanha “Saúde e Meio Ambiente: juntos pela vida!”, criada pelo Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh em apoio à Cooopersoli, cooperativa de catadores de material reciclado que atua na região do Barreiro, bateu a meta e arrecadou o valor de R$ 28.753,00 em dinheiro para constituir um fundo financeiro. O objetivo é arcar com os custos fixos da Coopersoli e instituir renda mínima para pagamento de taxa de conta de luz, água e compra de gás de cozinha para os cooperados.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as coletas seletivas na capital seguem suspensas desde março, quando a Prefeitura de Belo Horizonte determinou a sua interrupção visando à proteção da saúde pública e ao cuidado com aqueles que precisam trabalhar no recolhimento de resíduos. Com isso, o Hospital das Clínicas também precisou interromper o projeto Coleta Seletiva Solidária, por meio do qual disponibilizava, antes da crise de Covid-19, cerca de sete toneladas de resíduos recicláveis mensais para cooperativas selecionadas por meio de edital público. Sem coleta seletiva, catadores dessas instituições ficaram sem trabalho e sem renda.

“A Coopersoli Barreiro agradece ao HC pelo apoio à campanha e aos catadores. Conseguimos arrecadar mais de 28 mil reais, valor que vai ajudar muito, porque devido à pandemia estamos parados e sem recursos. Com esse incrível resultado, pagaremos os custos fixos da cooperativa e garantiremos o pagamento de contas de água, luz e compra de botijão de gás para nossos cooperados. Muito obrigado por manterem nosso sonho vivo nesse período de incertezas”, disse Neli Mederios, presidente da Coopersoli Barreiro.