Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Pesquisa busca voluntários para avaliar impactos da pandemia na saúde mental

Estudo

Pesquisa busca voluntários para avaliar impactos da pandemia na saúde mental

Objetivo é conhecer como a pandemia - e suas implicações - poderá impactar o desenvolvimento de doenças psíquicas

Para verificar a ocorrência de doenças psíquicas e como diagnósticos prévios dessas doenças estão diante da pandemia, o estudo “Influência da Covid-19 na Saúde Mental da População Brasileira e de seus Profissionais de Saúde” busca por voluntários. Qualquer adulto brasileiro pode participar, por meio de questionário online disponível neste link. O questionário traz perguntas sobre a história de vida, saúde, hábitos, sentimentos e comportamentos de antes e durante a pandemia.

Mais de 3 mil pessoas já responderam ao questionário, mas é necessário ter um número ainda maior. De acordo com Débora Marques de Miranda, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e membro da equipe do estudo, a população deve ser representativa quanto às diferentes regiões, gêneros e as diversas situações da pandemia. “Nossas cidades e estados são muito heterogêneos quanto ao número de casos, letalidade ou mesmo quanto à forma de enfrentamento. É importante saber como está sendo um impacto nesses diversos cenários”, lembra. 

A professora reforça, ainda, que este é um “momento agudo da vivência do estresse e é importante observamos se houve impacto”. Assim, além de verificar os quadros de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático já esperados devido à pandemia, será avaliado como pessoas com diagnósticos prévios estão lidando com este fator estressor. A realização do estudo é uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual (ABIPD) e a Faculdade de Medicina da UFMG. 

Resultados

A coleta das respostas será interrompida quando houver redução do número de casos e óbitos por covid-19. Por isso, ainda não há uma data de conclusão do estudo. Ao término, será feita uma síntese de evidências e publicada em revistas nacionais e internacionais indexadas. 

Segundo a professora Débora, os resultados servirão “de suporte às decisões de instituições públicas e serão comparáveis aos dados de outros países”. “A comparação pode ser, inclusive, importante para conhecermos particularidades de países como o Brasil, considerados de renda média ou baixa”, destaca. 

Ela informa, ainda, que os participantes recebem um relatório como retorno sobre seu quadro, desde que manifeste o interesse. Além disso, o estudo incluirá na análise as respostas dos mesmos participantes após seis, 12 e 18 meses, pois é possível que os impactos da pandemia perdurem, minimizem ou só apareça tempos depois de se encerrar, como explica a pesquisadora.

(Com Faculdade de Medicina)