Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC-UFMG avança na corrida científica contra o novo coronavírus

Pesquisa

HC-UFMG avança na corrida científica contra o novo coronavírus

Seis meses após o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil, completados nesta quarta (26), instituição é um dos 20 centros brasileiros que participarão dos testes de mais uma candidata à vacina

Seis meses após o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil, completados nesta quarta (26), já são mais de três milhões de infectados, segundo último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. A boa notícia é que o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh é um dos 20 centros brasileiros que participarão dos testes de mais uma candidata a vacina contra o novo coronavírus, ensaio clínico autorizado pela Anvisa na última semana. Neste cenário de pandemia, em que a ciência é, sem dúvida, um potente motor de conhecimento e inovação, o HC, hospital universitário integrante da Rede Ebserh que tem em sua missão o fomento e produção de estudos na área da saúde, segue na corrida científica contra o vírus.

O início dos testes no país da vacina denominada Ad26.COV2.S, desenvolvida pela Janssen-Cilag, divisão farmacêutica da empresa norte-americana Johnson-Johnson, ainda aguarda a aprovação pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão do Ministério da Saúde, e das comissões de ética dos centros participantes, no caso do HC, a UFMG. Enquanto isso, outros estudos já estão em pleno desenvolvimento na instituição. Atualmente, são 27 projetos em andamento, entre eles o Clovid, ensaio clínico conduzido pela Fiocruz que irá avaliar a eficácia e a segurança da quimioprofilaxia (pré-exposição) com cloroquina em profissionais de saúde com alto risco para infecção pelo novo coronavírus.

“É parte da nossa missão, como hospital universitário, produzir conhecimento e estimular o desenvolvimento de novas tecnologias para entender melhor a pandemia. Trata-se de um vírus novo e ainda pouco conhecido, por isso a importância de estudá-lo e investigá-lo. Neste sentido, os hospitais universitários, centros de formação e qualificação profissional, e de conhecimento, têm grande papel no enfrentamento da pandemia”, afirmou a Gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFMG, Fabiana Kakehasi.

Assistência

Do início dos primeiros casos da doença confirmados em Belo Horizonte até a última sexta-feira (21), o HC-UFMG soma 451 pacientes notificados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 117 confirmações para Covid-19. A instituição é referência na grade de urgência de casos graves de coronavírus, o que vai ao encontro do perfil da instituição, que é referência para atendimento de média e alta complexidade.

A instituição adotou uma série de ações para o enfrentamento da pandemia, sempre alinhado às recomendações e determinações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, das autoridades sanitárias e do gestor local do SUS. O hospital criou o Comitê de Operações Especiais; definiu, implementou e disponibilizou o Plano de Contingência e os protocolos e fluxos específicos para Covid-19; reforçou as medidas de profilaxia, o planejamento e a compra de mais insumos e equipamentos de proteção; e segue em treinamento e capacitação constante dos seus profissionais.

Tecnologia

A tecnologia tem sido arma poderosa no combate à pandemia. Os algoritmos comandados pela inteligência artificial têm ajudado o Hospital das Clínicas da UFMG a orientar o cidadão com sintomas e também a atuação de profissionais de saúde.

Em maio, a instituição lançou, por meio do seu Centro de Telessaúde, o Telecovid, plataforma digital automática de autoavaliação programada para oferecer um primeiro nível de atendimento ao paciente, classificando-o por prioridade: emergência, urgência, casos moderados ou leves. A iniciativa evita deslocamentos, filas e aglomerações desnecessárias nas unidades de saúde, reduzindo a circulação de pessoas e do vírus.

É também por meio da inteligência artificial que uma equipe médicos e enfermeiros geriatras do HC-UFMG auxiliam cuidadores de idosos que atuam em instituições de longa permanência localizadas em Belo Horizonte. A ação faz parte do Projeto ILPI BH, programa pioneiro de atendimento e monitoramento da condição de saúde de idosos institucionalizados. O chatbot Monitoramento Diário Individual do Idoso permite ao cuidador interagir e informar para as equipes matriciadoras se aquele idoso foi avaliado e se tem sinais e sintomas da COVID-19.

Ações de acolhimento e comunicação

Para dar suporte à saúde mental dos trabalhadores, o HC-UFMG, por meio do Serviço de Psiquiatria, criou espaços para acolhida e escuta dos seus profissionais. São três canais com atendimento online: Acolhida da Equipe Multidisciplinar do DAST, Projeto ConVIDa e Acompanhamento Psicológico do SOST. O objetivo é ajudar os profissionais de saúde a superarem os obstáculos do seu ofício neste momento complexo e desafiador.

Outra ação de acolhida, mas de pacientes e familiares, foi a criação de um boletim médico especial para familiares de pessoas internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19. Como a presença de acompanhantes e visitantes está suspensa ou restrita na instituição desde o início da pandemia, o informe sobre o estado de saúde desses pacientes está sendo realizado duas vezes por semana no Centro de Apoio Didático, prédio anexo ao HC. Lá, seguindo todas as recomendações de segurança, os médicos conversam com as famílias e informam sobre o estado de saúde de seus entes queridos.

No campo da comunicação institucional, foi construída uma série de materiais educativos e informativos sobre a Covid-19,  desenvolvidas ações para mídias sociais e campanhas de valorização dos trabalhadores, como a intitulada “Seu compromisso é a esperança de uma nação”,  que contou com a participação de artistas como o cantor Samuel Rosa, do Skank.

Atuação da Rede Ebserh

Além do apoio ao ensino, formação e capacitação das equipes assistenciais, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional para o enfrentamento da pandemia. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processos seletivos emergenciais com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia

Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

 

 

 

 

 

Imagens: