Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Morre, aos 99 anos, o banqueiro Aloysio de Andrade Faria

Pesar

Morre, aos 99 anos, o banqueiro Aloysio de Andrade Faria

Médico formado pela Faculdade de Medicina da UFMG, o fundador do Banco Alfa foi um dos grandes parceiros do HC-UFMG

Morreu, nesta terça (15), em sua fazenda em Jaguariúna, no interior de São Paulo, o banqueiro Aloysio de Andrade Faria, fundador do Banco Alfa. Gastroenterologista por formação, Aloysio, que completaria 100 anos em novembro, era natural de Belo Horizonte e foi ex-aluno da Faculdade de Medicina da UFMG. Apesar da formação, ele exerceu a medicina por pouco tempo, assumindo os negócios da família depois da morte do pai, Clemente de Faria, fundador do extinto Banco da Lavoura. Sua ligação com a UFMG e o Hospital das Clínicas, porém, se manteve forte durante toda a sua vida. 

Em 2001, ele doou R$ 7,8 milhões para a criação do Instituto Alfa de Gastroenterologia, localizado no 2º andar do prédio principal, projeto que possibilitou a reestruturação e modernização do serviço de gastroenterologia do HC-UFMG. O gesto de solidariedade de Aloysio possibilitou a construção de salas de aula e laboratórios, auditório, enfermarias, salas de endoscopia/colonoscopia e recepção, além de equipar todo o espaço. A doação feita por Faria, na época, também possibilitou a construção da portaria do HC e da principal recepção hospitalar do complexo.   

Nove anos depois, em 2010, foi inaugurado o anexo Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, projeto viabilizado também pelo banqueiro. Além de custear a demolição do antigo Ambulatório Carlos Chagas e a construção integral do novo prédio, Faria doou o mobiliário para áreas comuns e para o Centro do Idoso, além de toda a infraestrutura da informatização. Os recursos cobriram ainda a aquisição de equipamentos médicos. 

Mais recentemente, em 2014, por meio de mais uma doação de Aloysio, o HC inaugurou uma sala cirúrgica automatizada e equipada com tecnologias que possibilitam a visualização de imagens em alta definição (full HD), e em 2018, o banqueiro viabilizou a reforma e reinauguração do Ginásio Interdisciplinar do Idoso, que passou por reforma e ganhou novos aparelhos. No mesmo ano, Aloysio Faria foi o principal patrocinador dos eventos comemorativos que marcaram os 90 anos do HC-UFMG.

Foi com imenso pesar que o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh e Faculdade de Medicina receberam a notícia da morte deste homem visionário e solidário, que faz parte da história das duas instituições e será sempre lembrado pelo seu comprometimento com a saúde pública. "Dr. Aloysio foi um grande exemplo para todos nós. De generosidade discreta, seu comportamento e suas ações traduziam a sua convicção e o seu compromisso com a assistência, o ensino e a pesquisa de qualidade, o carinho pela UFMG e o reconhecimento da importância da  universidade pública, na vida do país", disse a superintendente do HC, professora Andrea Maria Silveira.