Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC reforça protocolos de saúde durante a pandemia visando à segurança de pacientes e profissionais

Debate

HC reforça protocolos de saúde durante a pandemia visando à segurança de pacientes e profissionais

Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado nesta quinta (17), tem como tema “Trabalhadores de saúde seguros, pacientes seguros”

Em 2020, ano de pandemia do novo coronavírus, o dia 17 de setembro, considerado o Dia Mundial pela Segurança do Paciente, se torna ainda mais relevante. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Covid-19 revelou os enormes desafios e riscos que os profissionais de saúde enfrentam globalmente, incluindo doenças e distúrbios psicológicos decorrentes da sobrecarga de trabalho exacerbada. Trabalhadores da saúde sob estresse físico e psicológico são mais propensos a cometerem erros que podem causar danos aos pacientes, e esta situação faz parte da realidade cotidiana dos serviços de saúde. 

Por isso mesmo, o tema deste ano é “Trabalhadores de saúde seguros, pacientes seguros”. O objetivo é aumentar a conscientização e o envolvimento do público, melhorar a compreensão global e estimular ações globais para promover a segurança do paciente.  Em alusão à data, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh iluminará de laranja, a partir de hoje, a sua entrada principal. A cor foi adotada pela OMS, no ano passado, para iluminar monumentos e unidades de saúde ao redor do mundo em celebração à data. Além disso, será montado no hall de entrada do prédio principal um painel em homenagem aos profissionais.

Segundo a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HC, Carolina Cunha, o tema deste ano ganha um significado que extrapola o cenário atual da pandemia, pois direciona a atenção para os desafios que os trabalhadores de saúde enfrentam no seu cotidiano. “A campanha direciona a atenção para os desafios que esses trabalhadores enfrentam no dia a dia, como sobrecarga de trabalho, violência, discriminação, estresse mental e doenças ocupacionais”, afirmou.

Ações

Desde os primeiros casos da doença confirmados em Belo Horizonte, o HC-UFMG adotou uma série de ações para o enfrentamento da pandemia, sempre alinhado às recomendações e determinações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, das autoridades sanitárias e do gestor local do SUS. O hospital criou o Comitê de Operações Especiais; definiu, implementou e disponibilizou o Plano de Contingência e os protocolos e fluxos específicos para Covid-19; reforçou as medidas de profilaxia, o planejamento e a compra de mais insumos e equipamentos de proteção; e segue em treinamento e capacitação constante dos seus profissionais.

Ao longo da última década, a instituição tem construído uma cultura de segurança na assistência baseada nas melhores práticas internacionais. Dentre as estratégias de promoção da segurança do paciente e do profissional, o HC-UFMG adota a Acreditação Hospitalar em sua política institucional, que tem como objetivo proporcionar uma gestão mais organizada e com procedimentos estratégicos mais seguros. Para alcançar isso, entre outras ações, a instituição implementa as Metas Internacionais do Paciente. 

Em 2007, o HC aderiu à metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, desde 2010, vem buscando a acreditação internacional da Joint Commission Internacional, o mais importante e respeitado órgão certificador de organizações de saúde do mundo. O selo da acreditação internacional será o reconhecimento formal de que o HC-UFMG é competente na prestação de serviços na área da saúde com qualidade e segurança.