Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC divulga resultado da testagem realizada pela Prefeitura

Monitoramento

HC divulga resultado da testagem realizada pela Prefeitura

Objetivo era verificar a imunidade de segmentos da população da capital ao novo coronavírus e avaliar como está a circulação do vírus na capital

O HC-UFMG/Ebserh divulga, nesta quinta (25), o resultado parcial do inquérito sorológico realizado pela Prefeitura de BH entre trabalhadores de saúde da rede pública de Belo Horizonte e de serviços considerados essenciais durante a pandemia de Covid-19, como transporte público e supermercados. O HC foi um dos centros de saúde participantes do monitoramento. Foram testados na instituição 847 profissionais, sendo que 66 deles, o equivalente a 7,8%, já adquiriram anticorpos para o novo coronavírus.

O inquérito foi realizado com teste rápido que avaliou a presenta total de anticorpos. Não houve diferenciação entre IgM e IgG. O resultado aponta que 46 dos trabalhadores participantes tiveram contato com o novo coronavírus nos últimos meses e 20 apresentaram resultados que apontavam infecção recente. 

Os testes aconteceram em três etapas e intervalo de 14 dias entre elas. Foram selecionados pela PBH 1.184 trabalhadores na instituição, por meio de sorteio, para participar, porém, a adesão não era obrigatória. O objetivo do monitoramento é verificar a imunidade de segmentos da população da capital ao novo coronavírus e avaliar como está a circulação do vírus na capital.

O biólogo Luiz Carlos Thimoteo, da Unidade de Reprodução Humana do HC, integrou a equipe do HC que conduziu a testagem e foi responsável pela tabulação do resultado. Segundo ele, é importante manter as medidas de proteção e prevenção, como o uso de máscara, higienização constantemente das mãos, manter o isolamento social e evitar aglomerações. “A pandemia ainda não acabou”, afirmou.