Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Pesquisa nacional irá verificar a satisfação dos residentes dos hospitais da Rede Ebserh

Ouvidoria

Pesquisa nacional irá verificar a satisfação dos residentes dos hospitais da Rede Ebserh

Objetivo é identificar pontos fortes dos programas ofertados e as melhorias necessárias

Residentes dos mais de mil programas oferecidos pela Rede Ebserh já podem participar do 2º Ciclo da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Residentes dos Hospitais Universitários Federais. O objetivo é avaliar os hospitais como campo de prática, identificando os pontos fortes dos programas e os pontos que precisam ser aprimorados. Ao todo, são mais de 7.800 alunos inscritos em programas de residência médica, uni e multiprofissional.

Até 2019, apenas alguns hospitais da rede realizavam algum tipo de avaliação voltada para esse público, mas de forma individual e cada um a sua maneira. A partir de então, foi feito uma primeira experiência, em nível de rede, que está sendo aprimorada em 2020 com perspectiva de dar ainda mais visibilidade às experiências dos residentes.

Trata-se de uma iniciativa da Ouvidoria-Geral em parceria com as Coordenações de Formação Profissional e de Ensino e Pesquisa, no âmbito da Administração Central, e com as Gerências de Ensino e Pesquisa e Ouvidorias dos hospitais universitários. Segundo a ouvidora-geral da Rede Ebserh, Savana Dantas, as pesquisas de satisfação, além de serem uma estratégia de diálogo prevista em Lei, são excelentes instrumentos de aproximação com o público avaliado e permitem que o olhar da organização fique ainda mais voltado para as experiências e necessidades desses usuários. 

Por ser uma iniciativa voltada exclusivamente aos residentes, os participantes receberão e-mail com as orientações sobre o processo e link para participação na pesquisa.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

(Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh)