Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Vestiário: local ideal para iniciar e finalizar a jornada de trabalho com segurança

Acolhimento

Vestiário: local ideal para iniciar e finalizar a jornada de trabalho com segurança

Espaço funciona como um tipo de porta de entrada e de saída dos trabalhadores, sendo o local para a troca do uniforme, a guarda dos objetos pessoais com segurança e a higienização pessoal ao fim de cada turno

Em tempos de pandemia, garantir uma jornada de trabalho segura é fundamental para prevenção do novo coronavírus. E em instituições de saúde isso se torna ainda mais importante, uma vez que são ambientes onde circulam centenas de pessoas diariamente – trabalhadores, pacientes, familiares e visitantes.

No Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, os profissionais assistenciais, administrativos e terceirizados que trabalham uniformizados são acolhidos nos vestiários localizados no Anexo 8. Esses ambientes funcionam como um tipo de porta de entrada e de saída dos trabalhadores, sendo os locais ideais para a troca do uniforme, a guarda dos objetos pessoais com segurança e a higienização pessoal ao fim de cada turno.

Eles foram construídos conforme as normas da legislação vigente e possuem escaninhos com chaves, escaninhos para botas (exclusivos para o SND), boxes com sanitários e chuveiros, proporcionando atenção acolhedora e resolutiva. Diariamente, recebem limpeza completa e reposição de materiais como papel higiênico. “Todos os escaninhos são higienizados após o uso por um profissional exclusivo, responsável por garantir a limpeza e organização do local”, garantiu a chefe da Unidade de Apoio Operacional, Wladilene de Carvalho Machado.

O hospital, desde o início dos primeiros casos de Covid-19 em Belo Horizonte, está atendendo pacientes com sintomas gripais. Por isso mesmo, os trabalhadores do HC precisam adotar medidas de prevenção básicas como o uso da máscara, a higienização constante das mãos e o distanciamento físico entre as pessoas. Além disso, é importante iniciar e finalizar a jornada com segurança, e ao utilizar os vestiários o profissional reduz os riscos de contaminação no trajeto casa-trabalho.

Normas

As regras para o uso dos vestiários estão descritas na Norma Operacional 054, disponível na Intranet. Os trabalhadores, por exemplo, só podem utilizar o local nos dias e horários de trabalho. Ao final da jornada, é obrigatória a devolução da chave dos escaninhos, sendo vedada a sua posse ininterruptamente. Essa rotatividade é essencial para que um número maior de profissionais seja beneficiado.

Também não é permitido guardar alimentos ou utilizar o local para descanso. Em caso de descumprimento, o trabalhador poderá ser notificado e até ter o seu direito de uso do espaço suspenso. Segundo Wladilene, é muito importante fazer uso dos vestiários corretamente para não prejudicar os demais usuários do espaço. “É um espaço de uso comum. Se você utiliza- bem, você mantém isso para os seus colegas também”, ressalta.

Para utilização do vestiário, inaugurado em 2017, é preciso realizar um cadastro, que pode ser solicitado através do email  uaop.hcmg@ebserh.gov.br. Confira a Norma Operacional 054.