Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Outubro Rosa: informação é a melhor forma de prevenção

Conscientização

Outubro Rosa: informação é a melhor forma de prevenção

Com o tema “Quanto antes, melhor”, Sociedade Brasileira de Mastologia reforça a importância do diagnóstico precoce

No Brasil, a estimativa do INCA para cada ano do triênio 2020-2022 é de 625 mil novos casos de câncer, sendo o câncer de mama o segundo mais prevalente, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Infelizmente, por causa do diagnóstico tardio e pela demora no início do tratamento, a taxa de mortalidade é de 16%.

Por isso mesmo, neste ano, o tema da campanha Outubro Rosa da Sociedade Brasileira de Mastologia é “Quanto antes, melhor”, que chama a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama, da adoção de um estilo de vida saudável e rastreamento a partir dos 40 anos de idade. Sendo a informação uma das armas da prevenção do câncer de mama, o movimento deste ano da SBM, que será online, conta com ações direcionadas para os hábitos que precisam ser adotados no dia a dia e que melhoram a qualidade de vida.

No HC-UFMG, as ações também serão virtuais. O hospital possui um dos serviços de mastologia mais completos do SUS em Minas Gerais, realizando desde o diagnóstico do câncer de mama à cirurgia reparadora. As pacientes que chegam ao Setor de Mastologia, encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde, podem ter o diagnóstico de câncer mama ou apenas uma suspeita, iniciando a investigação na instituição. Todos os exames para detecção da doença e tratamento, com exceção da radioterapia, são realizados no HC.

“Possuímos uma estrutura completa e oferecemos um tratamento interdisciplinar que envolve médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Lidamos com pacientes fragilizadas pelo contexto e simbolismo que envolve o câncer de mama, uma doença que traz uma repercussão de natureza emocional e psicológica muito grande. Por isso, todo esse suporte é muito importante”, ressalta o chefe do Setor de Mastologia do HC-UFMG e professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina, Clécio Enio Murta de Lucena

Ações

Quando o câncer é diagnosticado nos estágios iniciais, a chance de cura é superior a 95%. Para promover o debate, a conscientização e divulgar as formas de prevenção à doença, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh realizará ações durante todo o mês de outubro. Um mural com perguntas e respostas sobre o câncer de mama será montado no hall do prédio principal; nas mídias sociais, uma campanha online irá promover o engajamento dos seguidores – estão previstos vídeos com depoimentos de pacientes curadas e uma live sobre saúde da mulher. Além disso, no dia 23 de outubro acontecerá o seminário online “Câncer de mama: tratamento, diagnóstico e reabilitação na pandemia”. Haverá emissão de certificado. As inscrições serão abertas em breve.