Hospital das Clínicas - HC-UFPE

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pesquisa Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

COMUNICADO SOBRE SUSPENSÃO PARCIAL DAS ATIVIDADES DO CEP
(Publicado em 27/04/2020)

COMUNICADO SOBRE A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES DO CEP 
(Publicado em: 17/03/2020)

Sobre

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é uma instância colegiada do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh, de natureza consultiva, deliberativa, educativa, autônoma, para emissão de pareceres sobre protocolos de pesquisas, vinculada à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e tem por finalidade o acompanhamento das pesquisas envolvendo seres humanos, preservando os aspectos éticos primariamente em defesa da integridade e dignidade dos sujeitos da pesquisa, individual ou coletivamente considerados, levando-se em conta o pluralismo moral da sociedade brasileira.

O Comitê de Ética funciona diariamente, das 7h às 12h, Hospital das Clínicas, no antigo Curso Médico (3º andar), na Av. Prof. Moraes Rego, S/N, Cidade Universitária.

 

Calendário de Reuniões 2020 

Calendário de Reuniões 2019 

 

Normas para Submissão

1. Os projetos de pesquisa apenas serão recebidos mediante o envio de TODOS OS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS exigidos (através da Plataforma Brasil), seguido da ENTREGA DA FOLHA DE ROSTO IMPRESSA NA SECRETARIA DO CEP, para que seja efetuada a conferência dos documentos postados pelos pesquisadores.
OBS: Protocolos incompletos NÃO serão recebidos para análise.
OBS: Todos os documentos anexados pelos pesquisadores devem estar de acordo com a Resolução 466/12 do CNS. Segundo a Norma Operacional 001/2013 da CONEP, estes documentos devem possibilitar o uso dos recursos "COPIAR" e "COLAR" em qualquer palavra ou trecho, para evitar possíveis transtornos.
 
2. O CEP só aceitará a entrega da Folha de Rosto por um membro da equipe de pesquisa. Só serão recebidos e validados os protocolos de pesquisa COMPLETOS (contendo todos os documentos exigidos pelo CEP e preenchidos de acordo com as instruções do MANUAL DO PESQUISADOR), após o seu envio pela Plataforma Brasil e entrega da Folha de Rosto impressa na Secretaria do CEP. Portanto, o fato de enviar o protocolo pelo sistema e entregar a Folha de Rosto não garante a recepção do projeto, caso a documentação esteja incompleta. Por este motivo é feita a conferência documental e os projetos só serão recebidos se estiverem em conformidade com as normas.
 
3. Este CEP NÃO analisará "Projetos Guarda-Chuva" ou "Projetos-Mãe", uma vez que a CONEP não reconhece distinção entre projetos e "subprojetos". Portanto, cada projeto de pesquisa deve ser cadastrado de forma independente, de acordo com a sua finalidade (EX: TCC de Graduação, TCC de Residência, Dissertação ou Tese). O CEP e a Plataforma Brasil não emitirão pareceres nem reconhecerão "subprojetos" de "Projetos Guarda-chuva" ou "Mãe".
OBS: NÃO serão analisadas Emendas para inclusão de pesquisadores visando desenvolver partes de suas pesquisas de Residência, Mestrado ou Doutorado. Conforme o Sistema CEP/Conep, cada projeto de pesquisa deve ser cadastrado individualmente.
 
4. O pesquisador principal tem total responsabilidade em acompanhar o trâmite do projeto cadastrado e só deve considerá-lo aceito para análise quando o nº do CAAE for gerado na Plataforma Brasil. Em seguida, deve ficar atento à data da reunião em que o seu projeto será analisado, a fim de acessar o resultado do PARECER CONSUBSTANCIADO e tomar as devidas providências.
 
5. Este CEP recebe projetos de pesquisa no âmbito do HC-UFPE, além de outras instituições delegadas pela Conep. Desta forma, é necessário submeter os projetos para a análise com antecedência, verificando o mês em que haverá vagas disponíveis e obedecendo a ordem de entrega das Folhas de Rosto na Secretaria. Só então os documentos serão conferidos e, se adequados, aceitos para apreciação.
 
6. Projetos de Pesquisa:
de Graduação e PIBIC: devem ser cadastrados pelos PROFESSORES ORIENTADORES, que devem cadastrar os seus alunos como ASSISTENTES da pesquisa, para que possam auxiliar no preenchimento do cadastro e resolver as questões da pesquisa no CEP.
de Pós-Graduação: devem ser cadastrados pelos próprios RESIDENTES, MESTRANDOS OU DOUTORANDOS, com os respectivos títulos dos seus TCCs, Dissertação e Tese.
OBS: Os pareceres só serão emitidos em nome do pesquisador responsável pelo cadastro do projeto na Plataforma Brasil.
OBS: O CEP NÃO ANALISARÁ projetos de pesquisa de CANDIDATOS  a vagas nos programas de pós-graduação (stricto e lato sensu). Dessa forma, só serão analisados e avaliados os projetos de pesquisa de estudantes JÁ VINCULADOS aos programas de pós-graduação da UFPE, com suas pesquisas, preferencialmente, aprovadas pela banca de qualificação do referido curso.

 

Modelos de documentos

Confira na página do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP)

 

Orientações

Instruções para Submissão de Relatos de Caso

Resposta de pendências na Plataforma Brasil (vídeo de 6'17" / Fonte: Conep)

 

Procedimentos da Plataforma Brasil

 

Mais informações

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do HC-UFPE

Telefone: (81) 2126-3743

Secretário: Marlon Dias

E-mail:cephcufpe@gmail.com