Hospital das Clínicas - HC-UFPE

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Gestão Gestão

Divisão de Gestão de Pessoas Divisão de Gestão de Pessoas

Divisão de Gestão de Pessoas

A Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) tem como objetivo cumprir e fazer cumprir a legislação pertinente à administração de pessoas, orientando e divulgando os procedimentos referentes aos deveres e direitos dos servidores, empregados e integrantes da força de trabalho. 

Está comprometida em valorizar cada vez mais os servidores e dar visibilidade às ações que acontecem dentro da instituição. Divulgando essas iniciativas, a DivGP entende que está cumprindo o papel de agregar valor às pessoas, antes de tudo, e contribuindo para uma gestão compartilhada que conta com a colaboração de todos. 

A DivGP acredita que um modelo de gestão de pessoas deve contemplar políticas e práticas, princípios e estratégias, além de processos de gestão que orientem os estilos de atuação dos gestores e suas equipes, com vistas a assegurar o provimento, o cuidado e o desenvolvimento dos seus quadros, humanizando a instituição e ambientando a empresa para manter a harmonia e a satisfação tanto do empregado quanto do empregador.

No atual organograma do HC-UFPE, a Divisão de Gestão de Pessoas está diretamente subordinada à Gerência Administrativa Financeira. Sob a sua coordenação, existem as unidades de Administração de Pessoal, Desenvolvimento de Pessoas e o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost).

 

Unidade de Administração de Pessoal

A Unidade de Administração de Pessoal responde pelo controle administrativo da instituição, no que se refere ao seu quadro funcional especificamente. Realiza todos os procedimentos trabalhistas de servidores e empregados - controle de frequência; cálculo de salários, benefícios e outros adicionais previstos em contrato e por lei; pagamentos; admissões; afastamentos e desligamentos; mapeamento de cargos; controle de lotação, entre outras rotinas administrativas. Cabe à unidade, uma contínua atualização quanto à legislação trabalhista e outras orientações específicas, a fim de prestar informações e efetuar mudanças necessárias com agilidade e precisão. 

A Administração de Pessoal tem o objetivo principal de otimizar as relações no ambiente de trabalho, assegurando os direitos e deveres dos seus funcionários, de acordo com os interesses do serviço público. 

Unidade de Desenvolvimento de Pessoas 

A Unidade de Desenvolvimento de Pessoas tem seu foco, antes de tudo, nas pessoas, e foi criada para estimular o aperfeiçoamento permanente dos empregados e servidores da instituição, com o objetivo de possibilitar a participação deles em ações que promovam o desenvolvimento de competências necessárias à melhoria do seu desempenho profissional, visando ao atingimento dos objetivos institucionais.

É no desenvolvimento profissional que são levados em conta aspectos organizacionais e de integração e qualidade de vida do funcionário no ambiente de trabalho. Sendo assim, ações de avaliação, capacitação e qualificação permeiam a rotina e dão a tônica deste setor, voltado também para identificar a adequação do funcionário às atividades por ele desenvolvidas.