Hospital das Clínicas - HC-UFPE

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Extensão Extensão

Ligas Acadêmicas Ligas Acadêmicas

As Ligas Acadêmicas, consideradas como entidades autônomas e com estatuto próprio, são organizações multidisciplinares que desenvolvem pesquisas e atividades científicas, didáticas, assistenciais, culturais e sociais, com o objetivo de fortalecer a formação acadêmica.

O Hospital das Clínicas, considerado como um importante campo de prática para estudantes e profissionais da área da saúde, viabiliza em seu âmbito, atividades desenvolvidas por Ligas Acadêmicas. 

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE, por sua vez, disponibiliza seu sistema de registro (SIGPROJ) para CADASTRAMENTO dessas entidades. Contudo, vale ressaltar que a Liga Acadêmica não é uma modalidade de ação extensionista. Em suas ações, executam atividades de ensino-pesquisa-extensão.   

As Unidades de Gerenciamento de Atividades de Extensão (UGAE) e de Graduação e Ensino Técnico (UGAGET) têm realizado um trabalho de institucionalização das Ligas Acadêmicas que acontecem no Hospital das Clínicas. 

Após a publicação da Resolução nº 02/2019, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) , que estabelece as normas para o reconhecimento e funcionamento das Ligas Acadêmicas nos Cursos de Graduação da UFPE) , a Gerência de Ensino e Pesquisa do HC apresentou como proposta sua Resolução Interna que trata em específico das Ligas Acadêmicas com campo de prática no HC-UFPE, que foi publicada por meio da Portaria nº 94, de 26 de junho de 2019.

Em 2019, dentre as 33 Ligas Acadêmicas cadastradas no Edital 2019-06 - Edital de Registro de Ligas Acadêmicas da UFPE do SIGProj, 15 delas tiveram o Hospital das Clínicas com parceiro. 
 
Confira aqui as Ligas Acadêmicas registradas em 2019.

Clique aqui para visualizar o Fluxograma de Registro de Ligas Acadêmicas