Nossa História Nossa História

Nossa História

A pedra fundamental da construção do Hospital das Clínicas (HC) foi lançada na década de 50 durante o reitorado do professor Joaquim Amazonas. Contudo, a sua inauguração ocorreu no dia 14 de setembro de 1979 pelo Reitor Paulo Frederico do Rêgo Maciel. Essa iniciativa marcou a transferência dos setores do Pedro II - primeira unidade hospitalar ligada à UFPE – para o HC.

A mudança iniciada em 1979 estendeu-se até o começo da década de 80. O primeiro setor transferido foi o laboratório. Em 1980, foi a vez dos ambulatórios de iniciação ao exame clínico e terapêutico. Em 1981, começaram a funcionar as clínicas especializadas, como cirurgia geral, reumatologia e gastroenterologia. As enfermarias foram os últimos setores trabalhados nesse processo. Entre 1984 e 1985, foi criado o Serviço de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP).

No final da década de 90, o HC passou por sua primeira grande reforma. A unidade de saúde teve reformados a Unidade de Terapia Intensiva, Enfermaria de Nefrologia, Bloco Cirúrgico e dois andares (10º e 11º). As reestruturações não param e hoje, anualmente, diversos serviços passam por um processo de modernização para melhor atender ao público. 

Em 11 de dezembro de 2013, a Universidade Federal de Pernambuco assinou o contrato de adesão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A partir de janeiro de 2014, a Ebserh passou a gerir o Hospital das Clínicas da UFPE e a desenvolver o plano de reestruturação,  construindo um novo modelo de gestão para reconduzir o HC no patamar de excelência na assistência, ensino e pesquisa.